Paraná x Coritiba: escalações, onde assistir, Coxa poupa titulares e despedida tricolor

Paraná Clube x Coritiba: mandante cumpre tabela após ser rebaixado e Coritiba chega com mudanças na equipe

Silvio Rauth Filho
Paraná Clube x Coritiba, em 2022, na Vila Capanema

Paraná Clube x Coritiba, em 2022, na Vila Capanema (Crédito: Valquir Aureliano)

Paraná Clube e Coritiba se enfrentam neste sábado (dia 15) às 16 horas, na Vila Capanema, em Curitiba, pela 11ª e última rodada da 1ª fase do Campeonato Paranaense. O Tricolor já está rebaixado e apenas cumpre tabela. O Coxa tem vaga garantida nas quartas de final, mas precisa vencer para ficar entre os quatro primeiros – o que garante certas vantagens.

Os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final. O 1º lugar pega o 8º colocado, o 2º enfrenta o 7º, e assim por diante. As equipes com melhor campanha geral têm o mando de campo da partida de volta das fases eliminatórias (quartas, semifinal e final).

Titulares poupados

O técnico Mozart decidiu poupar dois titulares: o meia Josué e o ponta Lucas Ronier. Os dois estão ‘pendurados’ com dois cartões amarelos. Quem receber o terceiro, fica suspenso da partida seguinte.

Concussão

O zagueiro Thalisson foi substituído no último jogo devido a uma pancada na cabeça. Pelo protocolo relativo a concussão, ele fica de fora desta partida de sábado.

Relacionados pelo Coritiba para o clássico (Crédito: Divulgação/Coritiba)

Efeito suspensivo

O Coritiba teve seis jogadores suspensos pela briga no Atletiba, após julgamento no TJD-PR. O volante Filipe Machado, os laterais Jamerson e Rodrigo Gelado, o meia Josué e o volante Sebá Gómez pegaram dez jogos de punição. O centroavante Júnior Brumado levou oito jogos. O clube conseguiu um efeito suspensivo para os jogadores, que vale até o julgamento do recurso em instância superior (Pleno do TJD). Jamerson já deixou o clube – foi emprestado ao Vitória.

Lesionados

Os desfalques são os zagueiros Maicon e Bruno Melo e o centroavante Éberth, todos em recuperação.

Esquema tático

O técnico Mozart vem usando o esquema tático 4-1-4-1, com Geovane como único volante. Essa posição também pode ficar com Filipe Machado. Na linha de quatro, o treinador vem usando dois meio-campistas centralizados, fazendo o trabalho de área a área. Vini Paulista e Sebá Gómez são os favoritos. Outras opções são Matheus Bianqui e Geovane Meurer. A novidade dessa vez deve ser Dellatorre improvisado como extremo (meia-ponta), pelo lado direito.

Paraná Clube

O Paraná Clube chega rebaixado para a última rodada da primeira fase. O jogo marca a despedida do time na primeira divisão estadual – o retorno só vai ocorrer em 2027, caso consiga o acesso na temporada 2026. O técnico Tcheco conta com a volta do volante Bruno Vinicius, que estava suspenso contra o Cianorte. O clube não divulgou a lista de atletas relacionados para o jogo.