
O time de juniores do Coritiba venceu o Juventus, nessa segunda-feira (dia 15), na Rua Javari, em São Paulo, pela terceira fase da Copa São Paulo 2024. A vitória foi na decisão por pênaltis, por 5 a 4. No tempo normal, empate em 0 a 0.
Agora, nas oitavas de final da Copinha 2024, o Coritiba vai enfrentar o vencedor do duelo Vitória x Ibrachina.
Nas penalidades, Jean Gabriel, Guilherme Aquino, Rian Alves, Jorge e Pedro Morisco converteram os pênaltis para o Coritiba. O goleiro Pedro Morisco pegou a segunda cobrança do Juventus.
Além do Coritiba, outro paranaense nas oitavas é o Athletico, que vai enfrentar o Grêmio.
O jogo
Para a 3ª fase da Copinha, o técnico Guilherme Bossle definiu os titulares da equipe coxa-branca: Pedro Morisco, Felipe Guimarães (Waldomiro), Guilherme Aquino, Kauê Oliveira, Nathan (João Pedro), Jorge, Rian Alves, Jean Gabriel, Lucas Ronier, Keder Jr (Whalacy) e Ruan Assis (Brayan).
O Coritiba iniciou o confronto com boa movimentação, e teve a primeira chance aos 8 minutos. Ruan Assis chutou de fora da área na gaveta, o goleiro adversário espalmou a finalização. No rebote, Lucas Ronier estava impedido e não conseguiu finalizar a jogada.
Com o jogo equilibrado e o Juventus fechado, o Coxa buscava as jogadas trabalhadas para avançar nas linhas e chegar na área. A equipe adversária chegava com perigo na meta, mas a defesa alviverde não deixava as finalizações assustarem.
Aos 35’, Lucas Ronier recebeu no meio campo, aproveitou o espaço, e finalizou da intermediária. A bola desviou e acabou nas mãos do goleiro adversário.
Segundo tempo
O Coxa voltou com intensidade para a segunda etapa e chegou com perigo logo aos 5 minutos. Kauê lançou bola para Ruan Assis, o camisa 11 cortou pro meio e cruzou em direção ao gol, o goleiro defendeu a finalização.
Avançando pela marcação, o Coritiba conseguia construir as jogadas para chegar na meta, mas a defesa do Juventus tirava a bola antes das finalizações alviverdes. Aos 15’, Lucas Ronier fez jogada pela lateral e cruzou para Ruan Assis, o atacante chegou para cabecear, a bola foi para fora.
O alviverde ainda criou outras oportunidades de abrir o marcador. Aos 35 minutos, Jean Gabriel bateu falta com perigo, a bola passou raspando a trave. No lance seguinte, aos 37’, Jean Gabriel bateu com desvio e a bola sobrou para Whalacy, o atacante finalizou por cima.
Com o placar fechado no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis. Nas penalidades, deu Coxa! O alviverde converteu 5 cobranças, e venceram por 5 a 4. Jean Gabriel, Guilherme Aquino, Rian Alves, Jorge e Pedro Morisco converteram os pênaltis para o Coritiba. O goleiro Pedro Morisco pegou a segunda cobrança do Juventus.
Regulamento
A Copinha 2024 começou no dia 2 de janeiro com 128 clubes, que estão divididos em 32 grupos de quatro times. Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro das chaves – são três rodadas, portanto. Os dois primeiros avançam à fase seguinte, quando a competição passa a ser disputada em sistema eliminatório, até a final, marcada para 25 de janeiro, data do 470º aniversário da cidade de São Paulo.
História
A competição foi criada em 1969. Os paranaenses nunca ficaram com o título. Quem chegou mais perto foi o Athletico, que perdeu a decisão para o Corinthians em 2009. Os maiores campeões da competição são Corinthians (10 títulos), Flu (5), Inter (5), São Paulo (4) e Flamengo (4).
Paranaenses
Além do Athletico e do Coritiba, os outros paranaenses na competição são o Patriotas (Curitiba) e o Operário (Ponta Grossa). O critério para distribuição das quatro vagas do Estado foi pela classificação no Campeonato Paranaense Sub-20. O Londrina tinha direito à vaga, mas desistiu da competição sediada no estado de São Paulo.
O Patriotas foi eliminado após três derrotas (Cuiabá, Taubaté e Inter de Limeira). O Operário acabou eliminado ao terminar em 3º do seu grupo, vencendo o Tupã-SP, mas perdendo para Guarani e Atlético-GO.