Iago Dias em Atletiba de 2017
Iago Dias comemora gol em Atletiba do Paranaense de 2017 (Crédito: Geraldo Bubniak(

O Coritiba estreia na Série B do Campeonato Brasileiro neste domingo (dia 21) às 18 horas, quando enfrenta a Ponte Preta, em Campinas, pela primeira rodada da competição.

O jogo terá transmissão em TV aberta pela TV Paraná Turismo e pela TV Brasil.

Pelo Youtube, a opção é o Canal GOAT.

A alternativa paga é o Premiere (PFC).

Escalação do Coritiba
O técnico Guto Ferreira deve fazer duas alterações na escalação em comparação com o time-base que disputou o Campeonato Paranaense: as entradas do volante Morelli e do ponta David da Hora. O desfalque é o ponta Robson. Clique aqui para saber mais sobre a escalação e sobre o esquema tático.

  • Além de Robson, o Coritiba tem mais sete jogadores em recuperação:
  • Arilson (volante): apresenta dor na fáscia do pé direito. Fisioterapia
  • Eberth (centroavante): fase final de transição física
  • Fransérgio (volante): fisioterapia
  • Geovane Meurer (volante/meia): fase final de transição física
  • Jean Pedroso (zagueiro): fase final transição física. Entorse de tornozelo esquerdo durante treino
  • Sebastian Gómez (volante): fase final de transição física
  • Thalisson Gabriel (zagueiro): transição física
Coxa
Jogadores do Coritiba relacionados para a estreia (Crédito: Divulgação/Coritiba)

Ponte Preta modificada
A Ponte Preta contratou dez reforços para a Série B: o goleiro William (ex-Santa Cruz); os zagueiros Joilson (ex-Água Santa-SP) e Sérgio Raphael (vice-campeão carioca pelo Nova Iguaçu); o lateral-esquerdo Zé Mário (ex-Inter de Limeira-SP); os volantes Dudu Vieira (ex-Santo André-SP), Lucas Buchecha (ex-Inter de Limeira-SP) e Emerson (ex-Inter de Limeira-SP); os pontas Everton Brito (ex-Inter de Limeira-SP e Paraná Clube), Matheus Régis (ex-São Bernardo-SP) e Guilherme Beléa (Cianorte).

Velho conhecido
A Ponte Preta conta com o ponta Iago Dias, 30 anos. Ele defendeu o Coritiba de 2016 a 2019, com 10 gols em 96 jogos naquele período. Pelo clube de Campinas, fez 3 gols e nenhuma assistência em 9 jogos no Paulistão 2024. Ele defendeu o Londrina em 2023, com 4 gols e 3 assistências em 30 jogos.

Destaque em 2024
A Ponte Preta só disputou o Paulistão em 2024. O melhor jogador do time no ranking Sofascore foi o goleiro Pedro Rocha (25 anos, revelado no próprio clube), com nota média 7,38. Ele foi o segundo melhor goleiro da competição, atrás apenas de Max Walef, da Inter de Limeira.

Camisa 10
Outro destaque da Ponte em 2024 é o meia Elvis, 33 anos, revelado pelo Paraná Clube e ex-Goiás. Ele fez dois gols e três assistências no Paulistão em 13 jogos. Foi o segundo melhor da equipe no rankign Sofascore, com nota média 7,18.

Artilheiro
O artilheiro da Ponte em 2024 é o centroavante Jeh, 25 anos, com quatro gols em 12 jogos. O Santos tenta contratar o jogador. Na Série B, o centroavante da equipe de Campinas pode ser Gabriel Novaes, 25 anos, revelado pelo São Paulo, com convocações para seleções de base e com passagem pelo Barcelona B em 2019.

Invencibildidade
A Ponte não perdeu em casa em 2024. Foram seis jogos, uma vitória e cinco empates como mandante.

Volante ex-Coritiba
Um dos jogadores mais conhecidos da Ponte Preta é o volante Emerson Santos, 32 anos, que foi revelado pelo Grêmio e jogou no Coritiba em 2012 e 2013. Ele foi campeão da Libertadores pelo Palmeiras, em 2020.

Temporada irregular
A Ponte só jogou o Paulistão em 2024 e fez uma campanha irregular, com 4 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. Sua última partida foi em 16 de março, quando levou 5 a 1 do Palmeiras, nas quartas de final, e acabou eliminada. Os melhores momentos foram nas vitórias sobre Corinthians e São Paulo.

PONTE PRETA x CORITIBA
Ponte Preta
: Pedro Rocha, Luiz Felipe, Luis Haquin, Nilson Júnior e Gabriel Risso; Emerson Santos e Dudu Vieira; Iago Dias, Elvis e Matheus Régis; Gabriel Novaes. Técnico: Brigatti
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Bruno Melo e Jamerson; Morelli e Vini Paulista; David da Hora, Figueiredo e Matheus Frizzo; Leandro Damião. Técnico: Guto Ferreira
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA)
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas, domingo às 18h
TV: TV Paraná Turismo, Canal GOAT, Premiere e TV Brasil