Rafinha em ação pelo Bayern de Munique
Rafinha em ação pelo Bayern de Munique (Crédito: Divulgação/Bayern Munich)

O lateral-direito Rafinha, 39 anos, divulgou um texto nessa terça-feira (dia 18) em rede social para justificar sua ausência no amistoso do Coritiba contra o Santos, no último domingo. Na última segunda-feira (dia 17), ele entrou em campo para um torneio de futebol ‘indoor’, na Alemanha, em homenagem aos 125 anos do Bayern de Munique.

Na última sexta-feira, o Coritiba divulgou nota informando que Rafinha foi liberado para viajar à Alemanha para resolver questões pessoais. O clube alega que não sabia que o jogador disputaria um torneio de futebol na Europa.

Veja a explicação de Rafinha:

“Liguei meu telefone agora e vi que recebi muitas mensagens, e por respeito a todos vocês preciso dar uma resposta. No começo da semana, recebi uma notificação sobre uma audiência que era obrigatória a minha presença la em Munique, na Alemanha.

Já tinha recebido antes, mas estava adiando por estar em competição… Informei a diretoria do Coritiba, ao treinador e eles prontamente me liberaram pq não havia nenhum amistoso confirmado até então.

Domingo viajei para Alemanha, segunda-feira, dia 17/03, participei da audiência, mostrei aos diretores e ao treinador onde eu estava e o que fui realmente fazer. A noite teve um evento do Bayern de Munique no qual eu já tinha sido convidado, mas não tinha confirmado que iria participar pq não era esse o motivo da minha viagem!

Fui nesse torneio por livre e espontânea vontade, afinal pra que eu iria mentir uma coisa que já fiz muitas vezes desde quando estava no Olympiacos e no São Paulo, sempre participei dos eventos do Bayern de Munique, sempre sou convidado, e me sinto privilegiado por esse reconhecimento.

O Coritiba nem sabia da existência desse torneio. Fui por que quis, assumo toda responsabilidade e se o que fiz é errado, o único responsável sou eu. Nem o Coritiba e nem minha assessoria faltaram com a verdade!

O Bayern de Munique é notícia em todo mundo, jamais quis esconder alguma coisa que o mundo inteiro iria ver. Sempre respeitei todos os clubes que passei, e nunca tive um problema de indisciplina durante esses 21 anos de carreira.

Reforçando, a responsabilidade é toda minha e de mais ninguém. O Coritiba e toda diretoria não tem nada a ver com isso, fui ao torneio e participei. Desculpe se alguém se sentiu desrespeitado, não era essa minha intenção. Grande abraço”.

Reação do Coritiba

O Coritiba ainda não se pronunciou sobre o caso. Nos bastidores, a informação é que o clube estuda uma punição ao jogador.

Torneio

Na segunda-feira, Rafinha jogou a Beckenbauer Cup, disputada em times de cinco jogadores em uma quadra pequena, com grama sintética. O brasileiro jogou ao lado do alemão Lothar Matthaus, do holandês Arjen Robben e do francês Ribery, entre outras estrelas. Na final, o lateral marcou um dos gols na vitória por 4 a 0 sobre o Real Madrid. Clique aqui para saber mais.

História

Nascido em Londrina (PR) e revelado pelo Coxa, o lateral-direito defendeu o Bayern de 2011 a 2019, somando 266 jogos, seis gols e 23 assistências. Rafinha foi eleito o melhor lateral-direito do futebol paranaense nos últimos 41 anos.