
O Coritiba teve um ano de altos e baixos em 2022. Comemorou um título e bateu recorde no mercado da bola, mas passou sufoco no Campeonato Brasileiro. No fim, escapou do rebaixamento e deixou a impressão que pode viver dias melhores em 2023.
A aposta da diretoria para 2022 era a manutenção da comissão técnica liderada pelo paraguaio Gustavo Morínigo. Com ele, o time conseguiu o acesso à primeira divisão com campanha tranquila na Série B de 2021.
Os principais reforços para 2022 eram o lateral-esquerdo Egídio, 36 anos, o volante Andrey, 24 anos, e o ponta Alef Manga, 28 anos.
Com eles e com Igor Paixão em grande fase, o Coritiba não teve dificuldades para conquistar o Campeonato Paranaense. O único momento desafiador foi superar o Athletico na semifinal – o adversário usou o elenco principal. Com vitória por 2 a 1 na Arena da Baixada e empate em 1 a 1 no Couto Pereira, o time de Morínigo chegou à final para enfrentar o Maringá. A equipe da capital venceu as duas partidas da decisão (2 a 1 e 4 a 2) e ficou com o título estadual pela 39ª vez.
Na Copa do Brasil, o Coritiba passou por Bahia de Feira e Pouso Alegre, mas caiu diante do Santos. Restou apenas o Brasileirão.
O começo na competição nacional foi animador, com grandes atuações de Igor Paixão e de Andrey. No entanto, já na sexta rodada, o volante sofreu lesão no joelho e perdeu a temporada.
No fim do primeiro turno, em julho, o Coritiba fechou a transferência de Igor Paixão para o Feyenoord, por 5 milhões de euros – foi a segunda maior venda da história do clube, considerando o valor em euros. Só ficou atrás do lateral-direito Yan Couto, vendido ao Manchester City por 6 milhões de euros.
O time já vinha em má fase, mesmo com Igor Paixão. Em agosto, na 22ª rodada, a derrota em casa para o Atlético–MG foi a gota d´água para a demissão de Gustavo Morínigo. A diretoria apostou em Guto Ferreira e trouxe reforços importantes: os volantes Jesus Trindade e Bruno Gomes, o zagueiro Chancellor e o goleiro Gabriel. O time reagiu no segundo turno e, com grandes atuações de Alef Manga, conseguiu escapar do rebaixamento.
OS TÉCNICOS DO CORITIBA EM 2022
Gustavo Morínigo
Jogos 43
Vitórias 19
Empates 9
Derrotas 15
Aproveitamento 51%
Guto Ferreira
Jogos 16
Vitórias 6
Empates 2
Derrotas 8
Aproveitamento 42%