
O ponta Robson, 32 anos, está suspenso para o clássico contra o Athletico Paranaense, no próximo domingo (dia 1º) às 16 horas, no Couto Pereira, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele levou o terceiro cartão amarelo da série na última quarta-feira (dia 27), na derrota por 2 a 1 para o São Paulo, no Morumbi.
No total, esse foi o 9º amarelo de Robson na edição 2023 do Brasileirão. Ele é o jogador da competição com mais cartões dessa cor, empatado com os volantes André (Fluminense) e Rodrigo Fernández (Santos) e o zagueiro Kannemann (Grêmio).
Robson atuou em 21 das 24 rodadas até agora – foi titular em 19.
O Coritiba é o time com mais cartões amarelos do Brasileirão 2023, com 87 – média de 3,6 por jogo. É a quarta equipe com mais faltas cometidas, com média de 16 por jogo – o líder é o Goiás, com 17.
Escalação
Sem Robson, a tendência é que o ponta Kaio César ganhe uma chance como titular no Atletiba de domingo. No último jogo, o técnico Thiago Kosloski armou o Coritiba no esquema tático 4-2-3-1, com Marcelino Moreno centralizado na linha de três, entre dois extremos (Robson na esquerda e Sebástian Gómez na direita). O meio-campo também tinha dois volantes (Samaris e Willian Farias).
A novidade contra o São Paulo foi o volante Sebástian Gómez improvisado como extremo, aberto pelo lado direito.
Antes, Kosloski vinha adotando como base o 4-1-4-1, com Samaris como único volante. A linha de quatro tinha dois extremos (Marcelino Moreno na esquerda e Robson na direita) e dois jogadores fazendo o trabalho de área a área (Sebástian Gómez e Bruno Gomes).
Retornos e baixas
A tendência é que o zagueiro Kuscevic volte à zaga, após cumprir suspensão por cartões amarelos. Não há informações sobre o tempo de recuperação das lesões dos zagueiros Thiago Dombroski e Reynaldo e do volante Bruno Gomes.
Na lateral-esquerda, segue a disputa entre Jamerson e Victor Luis.
Para as extremas, as opções são Maurício Garcez e Jesé Rodríguez. O centroavante Diogo Oliveira também pode atuar aberto pelo lado do campo.
Provável escalação
Caso mantenha o 4-2-3-1, uma provável escalação do Coritiba seria Gabriel; Hayner (Natanael), Kuscevic, Henrique (Maurício Antônio) e Jamerson (Victor Luis); Samaris e Willian Farias; Sebastián Gómez (Diogo Oliveira), Marcelino Moreno e Kaio César; Slimani.