Santos x Coritiba: onde assistir, escalações e duelo contra números negativos

Partida nesta quinta-feira, às 21h30, na Vila Belmiro, é pela 29ª rodada do Brasileirão

Redação Bem Paraná
25coxa01b

Willian Farias: retorno contra o Santos (foto: Gabriel Thá / Coritiba.com.br)

O Coritiba enfrenta o Santos nesta quinta-feira (26), às 21h30, na Vila Belmiro. A partida é válida pela 29ª rodada do Brasileirão. Diante desse adversário, vítima de uma goleada de 7 a 1, o time paranaense vai duelar contra diversos números negativos, como o retrospecto, o mau desempenho da defesa e, o mais importante deles, a perspectiva de rebaixamento.

A partida será transmitida pelo Première.

NA CASA DO RIVAL

O jogo contra o Santos será com mando da equipe paulista. Na casa desse adversário, o Coritiba venceu apenas duas vezes, em 2008 (3 a 1) e 2011 (3 a 2) em partidas pelo Brasileirão. Ou seja, não triunfa por lá há 12 anos. Nos outros jogos do confronto, foram três empates e 15 derrotas.

DEFESA

O Coritiba inicia a rodada como a defesa mais vazada do Campeonato, com 59 gols sofridos em 28 jogos (média de 2,10 por partida). Se levar um gol, iguala sua pior marca em Brasileirões: 60 gols, registrada em 2005, 2009, 2012 e 2022. Em 2005 e em 2009, o time acabou rebaixado, Neste ano, se levar dois gols, supera essa marca – e ainda faltariam nove rodadas até o fim da competição. Na história, a defesa mais vazada é a do América-RN de 2007, com 80 gols sofridos.

TABELA

O número que realmente importa para o Coritiba é a pontuação: são 20 pontos em 28 rodadas, o que o coloca em 19º lugar, imerso na zona de rebaixamento. Faltam 10 rodadas para o fim. O Santos também está na zona de rebaixamento, mas soma 30 pontos. Tem chance de sair de lá se vencer a partida.

SETE A UM

Na última rodada do Brasileirão, o Santos foi goleado por 7 a 1 pelo Internacional, em Porto Alegre. E foi nos mesmos moldes do famoso 7 a 1 da seleção brasileira diante da Alemanha, em 2014: o time paulista levou sete gols e só descontou no finzinho. Dentro de casa, contudo, a torcida abraçou a causa de evitar o rebaixamento e promete apoio incondicional.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

O Coritiba ganhou um desfalque de última hora para esta quinta-feira. O zagueiro Thalisson Gabriel contraiu uma virose e nem viajou com a delegação para Santos – de lá, os jogadores vão direto para Porto Alegre, onde enfrentam o Internacional no domingo (29). Assim, Jean Pedroso deve entrar na zaga, ao lado de Henrique. Por outro lado, o volante Willian Farias, que havia sido poupado na derrota de 2 a 0 para o Palmeiras, no domingo (22), retorna ao time, deixando Samaris na reserva. Nas outras posições, o técnico Thiago Kosloski deve manter os mesmos jogadores da partida anterior.  

RELACIONADOS

ESCALAÇÃO DO SANTOS

No Santos, o técnico Marcelo Fernandes conta com os retornos do goleiro João Paulo, do volante Jean Lucas e do atacante Soteldo. Eles cumpriram suspensão nos 7 a 1 diante do Internacional. Com isso, deixam o time o goleiro Vladimir (bastante criticado após a goleada), o volante Dodi e o atacante Júlio Furch. O técnico Marcelo Fernandes tem utilizado um esquema tático 3-5-2 desde que assumiu o cargo.

SANTOS x CORITIBA

Santos: João Paulo; Joaquim, João Basso e Dodô; Lucas Braga, Tomás Rincón, Jean Lucas, Lucas Lima e Kevyson; Soteldo e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Fernandes
Coritiba: Gabriel; Natanael, Jean Pedroso, Henrique e Victor Luis; Willian Farias, Matheus Bianqui e Sebá Gómez; Robson, Slimani e Marcelino Moreno. Técnico: Thiago Kosloski
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP), quinta-feira, às 21h30