Coritiba x São Paulo (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba joga nesta quarta-feira (dia 27) às 19 horas, no Morumbi, em partida adiada da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo será contra o São Paulo, time que está há mais rodadas sem vencer na competição.

Desde que derrotou o Santos por 4 a 1, em 16 de julho, o São Paulo não venceu mais no Brasileirão. Já são oito rodadas sem vitórias, com três empates e cinco derrotas. O time está em 14º lugar e tem 1,6% de risco de rebaixamento, segundo o site Chancedegol.

Nesse período, porém, o time paulista somou quatro vitórias em outras competições – foram duas pela Copa Sul-Americana e duas pela Copa do Brasil. A equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior, aliás, foi campeã da Copa do Brasil no último domingo, após empate em 1 a 1 no Morumbi – no jogo de ida, no Maracanã, venceu por 1 a 0.

A segunda maior série sem vencer do Brasileirão nesse momento é do Coritiba, com sete jogos sem vencer. Também é a maior sequência de derrotas da competição no momento, com sete. O time paranaense amarga a lanterna e tem 99,92% de risco de rebaixamento, segundo o Chancedegol.

Marca negativa
No total da edição 2023, a maior série sem vitórias é do Coritiba, que ficou 12 partidas sem vencer – foi da 1ª à 12ª rodada.

A maior série de derrotas é do Coritiba, com as sete atuais. A segunda maior foi do Vasco, entre a 6ª e a 11ª rodada.

Recorde histórico
Se perder para o São Paulo, o Coritiba iguala sua maior série de derrotas na história do Brasileirão. Em 2005, o time sofreu oito derrotas seguidas, entre as rodadas 29 e 35, perdendo para Paraná Clube, Goiás, Paysandu, Athletico Paranaense, Botafogo, Cruzeiro, Inter e Flamengo. A série acabou com uma vitória por 4 a 1 sobre o Figueirense.

Entre todos os clubes, a maior série de derrotas da Série A é do América-RN em 2007, com 11.