
(Atualizada às 20h50 para acréscimo de informações)
O técnico Antonio Carlos Zago, sem clube desde que foi demitido pelo Coritiba, está perto de assumir a seleção da Bolívia, que disputa as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Segundo o jornalista Venê Casagrande, especializado em mercado da bola, o treinador teria chegado a um acordo com a federação de futebol do país. O contrato será válido até o final de 2025, com renovação automática em caso de classificação para a Copa do Mundo de 2026. O anúncio oficial pode sair nesta quarta-feira (26).
Isso porque Gustavo Costas, que comandou a Bolívia nas quatro primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa, foi demitido. O anúncio foi feito nesta terça-feira (24). Nas Eliminatórias, a Bolívia perdeu todos os quatro jogos que disputou até agora – na estreia, inclusive, foi goleada pelo Brasil por 5 a 1.
Nesta terça-feira, Costas fez uma carta de despedida. “Obrigado por tudo ao grandioso povo boliviano, foi uma experiência linda, apesar de os resultados não terem acontecido. Sucesso a todos, levo vocês no fundo do meu coração”, escreveu o treinador, em seu perfil na plataforma X, antigo Twitter.
O nome de Zago é bem cotado no país porque ele dirigiu o Bolívar de 2021 a 2022. Por lá, somou 77 jogos, com 42 vitórias, 12 empates e 23 derrotas. Conquistou o Torneio Apertura de 2022, o que levou o time à Copa Libertadores de 2023. 2023
Zago foi demitido pelo Coritiba em 27 de junho, dois dias após o time levar 5 a 1 do Grêmio, pelo Brasileirão. Depois dessa partida, ele detonou os jogadores e se isentou da responsabilidade pelos resultados negativos. Falou ainda que, se o time não mudasse, iria “cair rapidinho”.
No Coritiba, Zago trabalhou por menos de três meses. Ele somou 11 partidas, com sete derrotas e quatro empates, um aproveitamento de 12,1%.