04coxa03
Coritiba x Volta Redonda. Foto: Rui Santos

O técnico Mozart, do Coritiba, falou sobre o bom momento do Coritiba na Série B. O time virou líder após a vitória de 2 a 0 sobre o Volta Redonda, na sexta-feira (4), soma oito jogos invicto e só levou um gol nesse período. O treinador diz que o time está mais cascudo, mas tentou evitar um clima de euforia em excesso pelo atual momento.

“Estamos num momento importante, hoje líder da competição. Muitas vezes você aprende tomando essas pancadas. Perde para o Ceilândia (na primeira fase da Copa do Brasil), para o Maringá (nas quartas de final do Estadual), teve o amistoso (derrota para Santos por 4 a 1) e assim você cria casca” disse Mozart, em entrevista coletiva. “O elenco se conectou. Vamos trabalhar jogo a jogo que é o que essa competição exige. Mas temos muita coisa para viver pela frente, então tenho meus pés bem fincados no chão”.

Sem euforia

Para conter a euforia, Mozart citou o exemplo do próprio jogo de sexta-feira, no qual o Coritiba teve domínio no primeiro tempo e dificuldades na etapa final. “O primeiro tempo foi equilibrado em termos de controle e no segundo eles mudaram a estrutura, tiraram um zagueiro, com muitos jogadores técnicos por dentro e nos geraram problemas. Mas nós conseguimos controlar bem. Nós poderíamos ter contra-atacado melhor e ter matado antes o jogo”, afirmou o treinador. “Volto a frisar, esse jogo era complicado e os jogadores se entregaram, encararam com muita seriedade”.

O treinador citou também que o atacante Dellatorre, que estava em jejum nesta Série B, mas que fez dois gols na sexta-feira. “Importante para o Della fazer os gols. Ele é um atleta que eu conheço bem e tinha certeza que ele voltaria a fazer gols”, afirmou. “Ele e o Coutinho estão em uma competição saudável e o Coritiba tem a ganhar com isso”.

Manutenção e reforços

O treinador agradeceu ao diretor William Thomas, que o manteve no cargo nos momentos difíceis. Agradeceu também a chegada de reforços – o zagueiro Jacy e o atacante Iury Castilho viraram titulares. “Acredito que a entrega dos jogadores foi importante, a chegada de atletas para elevar o nível técnico e físico do nosso time, a continuidade do meu trabalho, e aí tem que creditar o William Thomas por acreditar no meu trabalho’, disse. “Essa junção de fatores foi determinante.

Na tabela, o Coritiba está com 30 pontos. O vice-líder Goiás está com 29, mas ainda joga pela 15ª rodada – enfrenta o Criciúma, nesta terça-feira (8). Se o time goiano não vencer, os coxas-brancas terminarão a rodada na liderança.

Na próxima quinta-feira (10), o Coritiba enfrenta o CRB em Maceió. O volante Filipe Machado, o lateral Bruno Melo e o atacante Lucas Ronier cumprem suspensão, por terem levado o terceiro cartão amarelo nesta sexta-feira. Depois disso, o time paranaense terá pela frente três adversários que estão na zona de rebaixamento. São eles o Paysandu (hoje o 17º colocado, com 14 pontos), no dia 19; o Athletic-MG (atual lanterna, com 12 pontos) no dia 22; e o Amazonas (hoje o 19º, com 14 pontos), no dia 26.