Thonny Anderson (Crédito: Franklin de Freitas)

O meia Thonny Anderson, 24 anos, foi afastado pela diretoria do Coritiba e não vai ser mais utilizado pelo técnico Guto Ferreira no Campeonato Brasileiro 2022. A decisão ocorreu após a falha do jogador no Atletiba do último domingo (dia 16), na Arena da Baixada. Ele perdeu a posse de bola na defesa, perto da área, criando a oportunidade de gol para o volante Alex Santana, do time rubro-negro, marcar o gol da vitória.

O jogador pertence ao Red Bull Bragantino e está emprestado ao Coritiba até o final de 2022. A tendência é que ele fique treinando em grupo separado até o fim do ano. E continue recebendo normalmente seu salário até o dezembro. Outra possibilidade é o clube paulista aceitar o retorno do jogador.

Em agosto, uma semana antes da chegada do técnico Guto Ferreira, Thonny Anderson chegou a ser afastado por questões disciplinares, segundo informações da rádio Transamérica. Quando assumiu o comando, o novo treinador decidiu manter o afastamento dele e de outros três jogadores. Na época, explicou que preferia trabalhar com um elenco reduzido, para evitar insatisfação dos atletas que são pouco utilizados.

No entanto, segundo informações de bastidores, o técnico acabou aceitando um pedido dos jogadores para reintegrar Thonny Anderson e os demais jogadores.

Thonny Anderson chegou a ser titular do Coritiba durante o Campeonato Paranaense (oito partidas) e em parte do Brasileirão (sete rodadas). No total, somou 32 jogos (17 como titular), nenhum gol e seis assistências. Foi expulso em dois jogos – na vitória sobre o Cuiabá e na derrota para o Palmeiras (ambos no Couto Pereira).

Em 2021, quando estava no Bahia, o jogador também foi afastado. Na época, Guto Ferreira era o técnico da equipe baiana.