Uma provável escalação do Coritiba para o Atletiba e o técnico Guto Ferreira (Crédito: Reprodução/This11 e Robson Mafra)

A escalação do Coritiba para o clássico de domingo (dia 16) às 19 horas, contra o Athletico Paranaense, na Arena da Baixada, é mistério.

O técnico Guto Ferreria não vai contar com o ponta Warley, que cumpre suspensão automática após cartão vermelho, e com o meia Robinho, lesionado.

Quem pode voltar ao time é o centroavante Adrián Martínez, recuperado de lesão. O argentino virou titular desde a chegada de Guto Ferreira. E Léo Gamalho acabou virando ‘reserva de luxo’. O treinador explicou que a velocidade foi o principal motivo para essa decisão – clique aqui para saber mais.

ESQUEMA TÁTICO
Guto vem usando o esquema tático 4-2-3-1 como base, com um meia centralizado (Boschilia) entre dois extremos (Alef Manga e Warley). Com a lesão de Adrián Martínez, Fabrício Daniel vinha atuando como centroavante, mas sua especialidade é jogar como extremo, pelos lados do campo.

O treinador, porém, já usou o esquema tático 4-1-4-1. Nesse caso, jogaria com um volante centralizado — provavelmente Jesús Trindade, que tem comandado a saída de bola e se destacado nos lançamentos. Nesse formato, o volante Bernardo entraria na equipe e jogaria mais avançado, na linha de quatro, ao lado de Bruno Gomes. Ambos comandariam o centro do campo e teriam liberdade para fazer o trabalho de ‘área a área’. E também ajudariam na proteção aos lados do campo em momentos específicos.

OPÇÕES
Para substituir Warley, a única opção com características semelhantes (velocidade e drible) é o ponta José Hugo, 22 anos. Quem também joga pelos lados do campo, mas com outro estilo de jogo, é o paraguaio Hernán Pérez, 33 anos. No entanto, ele teve pouco espaço com o técnico Guto Ferreira – ficou apenas 23 minutos em campo desde a chegada do novo comandante.

Uma possibilidade seria Adrián Martínez voltar à posição de centroavante, com Fabrício Daniel retornando à ponta, no lugar de Warley.

Com isso, três possíveis escalações do Coritiba para domingo são:

A MAIS PROVÁVEL, NO 4-2-3-1
Gabriel; Natanael, Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos; Jesús Trindade e Bruno Gomes; José Hugo, Boschilia e Alef Manga; Fabrício Daniel

(Crédito: Reprodução/This11)

SEGUNDA OPÇÃO, NO 4-2-3-1
Gabriel; Natanael, Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos; Jesús Trindade e Bruno Gomes; Fabrício Daniel, Boschilia e Alef Manga; Adrián Martínez

(Crédito: Reprodução/This11)

UM POSSÍVEL TIME NO 4-1-4-1
Gabriel; Natanael, Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos; Jesús Trindade; Bernardo, Bruno Gomes, José Hugo e Alef Manga; Fabrício Daniel

(Crédito: Reprodução/This11)

BANCO
Entre os reservas, as novidades devem ser o lateral-esquerdo Diego Porfírio, recuperado de lesão, e o meia Thonny Anderson, que cumpriu suspensão.