O lateral-direito Alex Silva, do Coritiba
O lateral-direito Alex Silva, do Coritiba (Crédito: Rui Santos)

Coritiba e Vila Nova abrem o segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira (dia 31) às 21h35. O duelo no estádio OBA, em Goiânia, é válido pela 20ª rodada – a 1ª do returno. O time paranaense figura na 2ª colocação, com 35 pontos, mas vem de três partidas seguidas sem vencer. A equipe goiana está em 9º lugar, com 27 pontos, e faz campanha irregular na competição.

O jogo terá transmissão de Desimpedidos, Disney+, ESPN e Rede TV.

Freguês

O Vila Nova é um velho ‘freguês’ do Coritiba. Na gíria do futebol, esse termo é usado para um time que quase sempre perde para o adversário. Nesse caso, os dois times se encontraram pela primeira vez em 1975 e, desde então, a equipe goiana só venceu duas vezes o Coxa: uma em 1998 (Copa do Brasil) e outra em 2018 (Série B).

Nos outros 14 confrontos, foram dez vitórias do time paranaense e quatro empates.

  • RETROSPECTO
  • 16 jogos
  • 10 vitórias do Coritiba
  • 4 empates
  • 2 derrotas do Vila Nova

Escalação

O Coritiba terá força máxima na partida, sem nenhum desfalque por lesão, suspensão ou outro motivo. Entre os relacionados, a única ausência é o lateral-esquerdo João Almeida, por opção do técnico Mozart.

Esquema tático

O técnico Mozart vem usando o esquema tático 4-2-3-1, com Filipe Machado (direita) e Sebá Gómez (esquerda) como volantes. A linha de três tem Josué centralizado e dois jogadores abertos nas pontas: Lucas Ronier na direita e Iury Castilho na esquerda. O centroavante pode ser Dellatorre ou Gustavo Coutinho. No lado esquerdo do setor ofensivo, o treinador pode optar entre Iury Castilho ou Clayson.

  • LISTA DE RELACIONADOS
  • Goleiros: Gabriel Leite, Pedro Morisco e Pedro Rangel
  • Laterais: Alex Silva e Zeca
  • Zagueiros: Bruno Melo, Jacy, Maicon e Tiago Cóser
  • Volantes: Filipe Machado, Geovane, Sebas Gómez, Vini Paulista e Wallisson
  • Meias: Carlos de Pena e Josué
  • Pontas: Clayson, Everaldo, Iury Castilho, Lucas Ronier e Nicolas Careca
  • Centroavantes: Dellatorre e Gustavo Coutinho

Vila Nova

No Vila Nova, o técnico Luizinho Lopes pode escalar Gabriel Poveda ou Júnior Todinho (31 anos, ex-Guarani e Vitória). O zagueiro Tiago Pagnussat e o meia Jean Mota se recuperam de lesões e ainda são dúvidas.

Ex-Coritiba

O elenco do Vila Nova conta com três jogadores ex-Coritiba. O zagueiro Wallisson Maia (33 anos) e o volante Arilson (31 anos) são titulares. O ponta Guilherme Parede (29 anos) atuou em oito rodadas e deu duas assistências nessa Série B – não marcou gols.

Guilherme Parede em ação pelo Coritiba
Guilherme Parede em ação pelo Coritiba (Crédito: Geraldo Bubniak)

Artilheiro ex-Athletico

O artilheiro do Vila Nova em 2025 é o centroavante Gabriel Poveda, 26 anos, com sete gols em 38 jogos. Revelado pelo Guarani, ele foi campeão paranaense pelo Athletico em 2019, atuando na equipe sub-23 comandada pelo técnico Rafael Guanaes. Ele atuou em seis partidas daquela campanha (uma como titular) e não marcou gols. Na época, era reserva do atacante Bergson.

O atacante Gabriel Poveda, em 2019, pelo Athletico Paranaense: artilheiro do Vila Nova
O atacante Gabriel Poveda, em 2019, pelo Athletico Paranaense: artilheiro do Vila Nova (Crédito: Valquir Aureliano)

Em seguida, Poveda disputou o Brasileiro de Aspirantes com o time sub-23 e atuou em cinco rodadas (todas como titular), mas não marcou gols. Nos anos seguintes, ele defendeu Juventude e Brasil de Pelotas. E teve sua temporada mais goleadora em 2022, marcando 26 gols em 52 partidas pelo Sampaio Corrêa. Acabou como artilheiro da Série B daquele ano, com 19 gols em 37 jogos. Depois, passou por Bolívar-BOL (6 gols em 16 jogos) e Avaí (13 gols em 45 jogos).

Ex-Santos

O meio-campista Jean Mota, 31 anos, somou 20 gols e 26 assistências em 253 jogos pelo Santos, de 2016 a 2021. Pelo Vila, foram dois gols e três assistências em 16 partidas no total da temporada. Ele se recupera de lesão e não atua há mais de um mês.

Ralf

O nome mais conhecido do elenco é o volante Ralf, 41 anos, que foi campeão mundial e da Libertadores pelo Corinthians em 2012. Ele só atuou nos momentos finais de quatro jogos da Série B, totalizando apenas 45 minutos em campo. No Goiano, jogou em oito rodadas.

Campeão estadual

O Vila Nova foi campeão goiano em 2025, derrotando o Anápolis na final, mas vive um ano de altos e baixos. Foram 18 vitórias, 12 empates e 13 derrotas. Na Copa Verde, caiu nas quartas de final, sofrendo uma derrota em casa por 3 a 1 para o Brasiliense. Na Copa do Brasil, precisou dos pênaltis para passar pela Inter de Limeira na 1ª fase, mas goleou por 6 a 0 o Rio Branco de Venda Nova (ES) na 2ª fase. Na 3ª fase, perdeu por 5 a 0 (no agregado) para o Cruzeiro.

Técnicos

O Vila Nova começou a Série B comandado pelo técnico Rafael Lacerda, de 40 anos, que comandou o Amazonas de 2022 a 2024. Ele caiu na 11ª rodada, após cinco vitórias, um empate e cinco derrotas. Em seguida, assumiu Luizinho Lopes (43 anos, ex-Paysandu e Brusque).

  • VILA NOVA x CORITIBA
  • Vila Nova: Halls; Elias, Weverton, Walisson Maia e Willian Formiga; João Vieira e Arilson; André Luís (Bruno Xavier), Dodô e Gustavo Pajé; Gabriel Poveda (Júnior Todinho). Técnico: Luizinho Lopes
  • Coritiba: Pedro Morisco; Alex Silva, Maicon, Jacy e Bruno Melo; Filipe Machado e Sebástian Gómez; Lucas Ronier, Josué e Iury Castilho (Clayson); Dellatorre (Gustavo Coutinho). Técnico: Mozart
  • Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
  • Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO), quinta-feira às 21h35
  • TV: Desimpedidos, Disney+, ESPN e Rede TV