Coritiba Análise de desempenho

Vini Paulista lidera ranking da Série B | Ele vence duelo com Wallisson e Filipe Machado?

Quem tem melhor desempenho na competição? Wallisson, Filipe Machado ou Vini Paulista? Confira os números e análise do Bem Paraná

Silvio Rauth Filho
O volante Vini Paulista, do Coritiba

O versátil Vini Paulista, do Coritiba (Crédito: Rui Santos)

O volante Filipe Machado, 29 anos, foi titular do Coritiba em 22 das 26 rodadas da Série B de 2025. Nos últimos dois jogos, porém, começou no banco e só entrou no segundo tempo. Quem ganhou essa vaga foi Wallisson, 27 anos.

Nessas duas partidas, o técnico Mozart também usou como titular o versátil Vini Paulista. Contra a Ferroviária, ele jogou no lugar de Sebástian Gómez, que estava suspenso. Contra o Goiás, ficou com a vaga do meia Josué, lesionado.

Nesse período, Vini Paulista, 24 anos, assumiu a liderança de um ranking da Série B 2025. Ele é o jogador com melhor média de desarmes, com 3,6 a cada 90 minutos jogados, segundo dados do Sofascore. Nesse caso, foram considerados apenas os jogadores que disputaram pelo menos metade da competição.

O volante Wallisson (Crédito: Rui Santos)

Recuperação de bola

Wallisson também tem bons números defensivos, com média de 3,0 desarmes e 2,2 interceptações a cada 90 minutos em campo. Ele está entre os melhores da competição nesses dois quesitos.

Já Filipe Machado tem fraco desempenho em desarmes, em 150º lugar da competição, com média de 1,3 a cada 90 minutos. No entanto, vai bem nas interceptações, com média de 1,5.

O volante Filipe Machado, do Coritiba (Crédito: Geraldo Bubniak)

Construção

A grande vantagem de Filipe Machado em relação a Vini Paulista e Wallisson está na construção. Ele tem alta média de passes certos (48 a cada 90 minutos) e boa precisão (87%). E também se destaca nas bolas longas, com 4 certas a cada 90 minutos.

No entanto, Wallisson leva vantagem nos passes decisivos e nos dribles. Confira os números:

Minutagem

Wallisson atuou em 20 das 26 rodadas da Série B 2025. Foi titular em oito jogos e entrou como substituto em 12.

Vini Paulista jogou em 16 das 26 partidas. Foi titular seis vezes.

‘Três volantes’

No último jogo, o técnico do Coritiba, Mozart, foi questionado sobre escalar Wallisson, Vini Paulista e Sebástian Gómez juntos, enquanto o meia Carlos De Pena começou no banco. “Vamos tentar quebrar alguns mitos que existem no futebol. Primeiro que não são três volantes. O Wallisson não é um volante de origem. Eu tenho dois volantes no elenco, que são o Geovane e o (Filipe) Machado. O Wallisson é um camisa 8, o Vini é um camisa 8, e o Carlos (De Pena) é um 8 barra 10. E o Sebas (Gómez) é um 8 barra 5”, argumentou o treinador. Clique aqui para saber mais.