Zago usa o esquema 3-4-3 no Coritiba, mas diz que prefere o 4-4-2

Silvio Rauth Filho

Rodrigo Pinho (Valquir Aureliano)

O técnico António Carlos Zago afirmou que seu esquema tático preferido é o 4-4-2. No entanto, desde que chegou ao Coritiba, vem usando uma linha de cinco para se defender, com três zagueiros e dois laterais.

“Não é o meu sistema preferido. A maioria das equipes onde eu passei eu joguei num 4-4-2. Estou jogando assim porque eu acho que é mais das características dos jogadores”, declarou, em entrevista coletiva. “Primeiro tentar fortalecer o sistema defensivo, principalmente o momento que nós estamos vivendo. Mas o sistema defensivo não é só a defesa. Começa dos atacantes, vão filtrando a bola até chegar na defesa. Não adianta um sair pra pressionar e o outro também não acompanhar. Isso aí a gente vem trabalhando bastante. Então vamos tentar melhorar, vamos tentar encontrar a solução pra gente sair dessa”, comentou o técnico.

O desenho do Coritiba contra o Bahia (Crédito: Reprodução/Sofascore)

Nos últimos jogos, Zago usou no setor ofensivo o centroavante Rodrigo Pinho na ponta-esquerda e o ponta Kaio César na direita. O ponta Alef Manga vem jogando centralizado. Zago explicou que espera que Pinho e Kaio também busquem mais jogadas pelo centro do campo (‘por dentro’), abrindo espaço para os avanços dos laterais. “Porque quando você joga num 5-4-1, os dois jogadores da beirada da linha de quatro têm que jogar por dentro, para dar espaço para os alas passarem. Se eles não jogarem por dentro, não tem como você jogar”, comentou. “Então a gente pede sempre pros dois caras que jogam pela beirada virem jogar por dentro. Não aconteceu no primeiro tempo, então a gente tentou como no segundo tempo, depois com o Marcelino também, que entrou bem. Então a gente tá procurando solução de tudo quanto é lado, procurando dar oportunidade também, procurando conhecer melhor os jogadores”, destacou.