Coxa2
Lucas Ronier comemora: jovem entrou no segundo tempo e mudou a cara da partida no Moisés Lucarelli (Foto: Divulgação/ Gabriel Thá/ Coritiba)

O Coritiba estreou na noite deste domingo (21 de abril) na Série B do Campeonato Brasileiro 2024 somando um ponto fora de casa. Jogando no Moisés Lucarelli contra a Ponte Preta, a equipe comandada por Guto Ferreira fez um péssimo primeiro tempo e saiu atrás no placar, com um gol marcado por Joílson aos 13 minutos. Na segunda etapa, porém, o time paranaense cresceu de produção após a entrada de Lucas Ronier e buscou o empate, que acabou saindo novamente aos 13 minutos e em mais um gol do zagueiro pontepretano, mas desta vez contra: 1 a 1.

LEIA MAIS SOBRE A PARTIDA

Com um ponto conquistado, o Coxa e a Macaca dividem, por ora, a sexta posição da Segundona, com a mesma pontuação de outras quatro equipes (América-MG, Botafogo-SP, Ceará e Goiás). Ainda faltam, no entanto, dois jogos para o fechamento da primeira rodada da competição, que se encerrará na próxima terça-feira.

O Coritiba volta a campo no próximo domingo (28 de abril), às 15h45, quando joga contra o Brusque no Couto Pereira. A Ponte Preta, por sua vez, enfrenta no mesmo dia, às 18 horas, o Goiás, no Hailé Pinheiro (Serrinha).

ESCALAÇÕES

Ainda tendo de lidar com uma série de desfalques (a principal delas do meia-atacante Robson, além de outros sete jogadores), Guto Ferreira fez duas mudanças no time do Coritiba em relação ao time-base que disputou o Campeonato Paranaense: as entradas do volante Morelli (recém-contrato junto ao Maringá) e do ponta David da Hora.

Na Ponte, quem está fora é Igor Inocêncio (recondicionamento físico após problema muscular). Por outro lado, foram contratados para a disputa da Segundona Nacional e já estrearam como titulares os zagueiros Joilson (ex-Água Santa-SP) e Sérgio Raphael (vice-campeão carioca pelo Nova Iguaçu), os volantes Dudu Vieira (ex-Santo André-SP) e Emerson Santos (ex-Inter de Limeira) e o meia-atacante Matheus Régis (ex-São Bernardo).

PRIMEIRO TEMPO

O primeiro tempo de jogo foi de poucas chances de gol no Moisés Lucarelli, com o Coritiba tendo mais posse de bola, mas a Ponte Preta sendo mais eficiente na hora de atacar e fechando bem os espaços do adversário na hora de se defender, o que foi determinante para o placar parcial da partida.

A primeira chance de gol dos donos da casa, por exemplo, veio logo no primeiro minuto de jogo, defendida por Pedro Morisco. Aos 13, porém, uma falha defensiva do Coxa seguida por um bate e rebate dentro da área acabou sendo fatal, com o zagueiro Joílson (que fazia sua estreia pela Macaca) decretando festa para a torcida de Campinas (SP) e determinando tristeza aos torcedores de Curitiba (PR): 1 a 0 para a Ponte Preta.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, a primeira substituição no Coritiba, com Lucas Ronier no lugar de David da Hora. Uma mudança que surtiu efeito imediato, com os visitantes mudando a postura e passando a atuar de forma mais agressiva. Prova disso é que o time criou duas boas chances em oito minutos.

E aos 13, mais uma vez num lance de bola parada, o gol de empate, enfim: Lucas Ronier limpou bonito um marcador dentro da área, pela esquerda, e chutou cruzado. Joílson tentou afastar o perigo com o pé, mas acabou mandando contra a própria meta: gol contra e 1 a 1 no placar.

Aos 22 minutos, a Ponte Preta teve uma grande chance (sua única na etapa complementar) para voltar a ficar em vantagem no placar. O goleiro Pedro Morisco, porém, conseguiu um desvio salvador para fazer o chute de Gabriel Novaes parar na trave, e não no fundo da rede.

Já no final da partida, o Coritiba tentou suas últimas cartadas com as entradas de Wesley Pomba e Brandão nas vagas de Figueiredo e Leandro Damião. E por pouco a mexida não deu a vitória ao Coxa: aos 37 minutos, Matheus Frizzo acertou belo passe para Brandão, que driblou o goleiro e empurrou a bola pro fundo do gol. A arbitragem, no entanto, assinalou corretamente um impedimento do jogador alviverde.

PONTE PRETA 1 x 1 CORITIBA

Ponte Preta: Pedro Rocha, Luiz Felipe (Lucas Buchecha), Joílson, Sérgio Raphael (Edson) e Gabriel Risso; Emerson Santos e Dudu Vieira, Ramon e Elvis; Matheus Régis e Gabriel Novaes (Iago Dias). Técnico: João Brigatti
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Bruno Melo e Jamerson; Morelli (Bernardo) e Vini Paulista; David da Hora (Lucas Ronier), Matheus Frizzo e Figueiredo (Wesley Pomba); Leandro Damião (Brandão). Técnico: Guto Ferreira
Gols: Joílson (13-1º) e Joílson, contra (13-2º)
Cartões amarelos: Bruno Melo, Natanael, Lucas Ronier (C); Ramon, Matheus Régis, Gabriel Novaes (P)
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA)
Público: 5.512 pagantes (6.232 total)
Renda: R$ 136.060,00
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas, domingo às 18h

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

1 – Gabriel Risso avança em velocidade pela esquerda e cruza na segunda trave. Dudu Vieira aparece nas costas de Jamerson e consegue o cabeceio, que vai em cima do goleiro. Pedro Morisco segura.

5 – Matheus Régios encontra espaço no meio da defesa coxa-branca e chuta pro gol da entrada da área. A bola passa ao lado da meta, sem levar maior perigo.

8 – Bola esticada na frente por David da Hora. Natanael ganha no corpo do marcador, dispara para o ataque e cruza perigosamente. Emerson Santos bloqueia e em seguida chuta a bola no lateral para ficar com o tiro de meta.

13 – Gol da Ponte Preta! Matheus Régis escapa pela direita e cruza rasteiro para o meio da área. Matheus Frizzo fica com a bola, tenta afastar e chuta em cima de Sérgio Raphael. Depois do bate e rebate, a sobra fica Joílson, que chuta de dentro da área para balançar a rede.

26 – Lançamento longo de Figueiredo para o ataque. Pedro Rocha sai estranho do gol e se atrapalha ao jogar com os pés, mas a defesa da Ponte consegue afastar o perigo na sobra.

30 – Figueiredo recebe a bola pela esquerda, na intermediária, e observa Pedro Rocha fora de posição. O jogador chuta de longe, com força, e a bola passa ao lado do gol.

Segundo tempo

5 – Cobrança de falta de Matheus Frizzo. A bola é levantada da área, Maurício Antônio desvia para o meio e Leandro Damião aparece em ótima posição para empurrar pro fundo do gol. Na hora H, porém, Emerson Santos estica a perna e evita o gol coxa-branca.

8 – Matheus Frizzo abre com Jamerson pela esquerda. O lateral avança com liberdade e chuta forte, cruzado. Pedro Rocha espalma.

13 – Gol do Coritiba! Cobrança de falta de Figueiredo. A marcação desvia e a sobra fica com Lucas Ronier pela esquerda, dentro da área. Ele corta bonito um marcador e chuta cruzado para o gol. A bola passa pelo goleiro e Joílson ainda tenta salvar com o pé, mas manda contra a própria meta. Gol contra.

22 – Gabriel Novaes recebe na entrada da área, domina e olha pro gol antes de chutar bem colocado, buscando o ângulo. Pedro Morisco se estica e dá um tapa na bola, que com o desvio bate na trave.

37 – Gol do Coxa… mas não valeu. Passe enfiado de Frizzo para a entrada em diagonal de Brandão no meio da zaga. O atacante dribla o goleiro e empurra pro gol, mas a arbitragem assinala impedimento do atacante.

49 – Cobrança de escanteio do Coxa, Bruno Melo cabeceia e Pedro Rocha espalma. No rebote, Maurício Antônio ainda tenta a finalização, mas o goleiro pontepretano abafa.