
Portugal, Rússia, Grécia e Coreia do Sul. Léo Andrade é o exemplo de jogador brasileiro que leva o nome do seu país pelo mundo. Revelado no Coritiba e atualmente no sul-coreano Suwon Bluewings, o zagueiro completa 27 anos de idade nesta sexta-feira (18) — o seu sexto aniversário atuando no exterior.
Após quase uma década no Coxa, Léo Andrade deixou o clube no segundo semestre de 2019. O defensor foi contratado pelo Marítimo, de Portugal, onde ficaria até 2022. No ano seguinte, acertou com o Khimki, da Rússia. Pela equipe, conquistou a segunda divisão nacional em 2024, antes de se transferir para o Lamia FC, da Grécia. Em janeiro deste ano, o zagueiro desembarcou na Coreia do Sul para vestir a camisa do Suwon Bluewings.
“Feliz por completar mais um ano de vida fazendo o que amo. Atuar no exterior sempre foi um dos meus objetivos, e sou muito grato por cada oportunidade que tive até aqui”, disse o brasileiro.
Coreia do Sul
Na disputa da K.League 2, a segunda divisão local, o Suwon Bluewings volta a campo neste sábado (19), quando recebe o Hwaseong pela oitava rodada. Esta será a primeira vez que Léo Andrade disputa uma partida em uma data tão próxima ao seu aniversário.
“É uma coincidência bacana, que me deixa ainda mais motivado para esse jogo. Sem dúvida, uma vitória seria o presente de aniversário ideal”, concluiu o jogador.
Vice-campeão brasileiro
Léo Andrade, que atua como zagueiro e lateral-esquerdo, foi vice-campeão brasileiro sub-20 com o Coritiba em 2017. O time, comandado pelo técnico Mozart, perdeu nos pênaltis a final para o Cruzeiro. A equipe paranaense contava com o ponta Gustavo Mosquito, os volantes Julio Rusch e Vitor Carvalho, os zagueiros Romércio e Thalisson Khelven. Mozart é hoje o treinador da equipe principal do Coxa.