Em contagem regressiva para comemorar o retorno à elite do Brasileirão depois de três na Série B, o Cruzeiro recebe o desesperado Operário nesta quinta-feira, a partir das 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), pela 29ª rodada.

Invicto como mandante – 12 vitórias e dois empates -, o Cruzeiro vai contar mais uma vez com o apoio da torcida, pois quase 50 mil ingressos foram vendidos antecipadamente. O clube mineiro tem a melhor média de público da Série B, com 32.367 pessoas por partida.

Graças ao bom retrospecto em casa que o Cruzeiro está liderando a Série B, com 59 pontos, e cada vez mais próximo de confirmar o retorno à elite. O objetivo do adversário desta quinta-feira é bem mais humilde: escapar da Série C. Apesar de não perder há três jogos, o Operário está na zona de rebaixamento, em 18º lugar, com 30 pontos.

O Cruzeiro encerrou a preparação para o jogo com uma atividade na Toca da Raposa nesta quarta-feira e o técnico Paulo Pezzolano vai fazer mudanças em relação ao time que iniciou no empate com o Criciúma, por 1 a 1, no último final de semana, em casa.

O volante Neto Moura recebeu o terceiro amarelo e deve ser substituído por Willian Oliveira. No ataque, Bruno Rodrigues e Jajá podem aparecer nos lugares de Luvannor e Daniel Júnior por opção de Pezzolano. Outra opção seria Rafa Silva, mas o atacante foi expulso na última rodada mesmo saindo do banco de reservas.

“Os times estão vindo com a linha baixa para jogar contra a gente. A gente sabe da dificuldade que vai ser, mas temos que manter o foco e a intensidade para buscarmos os três pontos”, disse Bruno Rodrigues, que não confirmou se vai ser titular contra o Operário.

Apesar de reconhecer a força do Cruzeiro, a quem chamou de “possível campeão”, o técnico Matheus Costa acredita que o Operário tem condições de surpreender no Mineirão. Para isso, aposta na manutenção do time que ganhou do Londrina, por 1 a 0, na rodada passada.

“Agora vamos jogar contra o líder, possivelmente campeão. Temos o maior desafio e fazer um jogo próximo da perfeição. Podemos surpreender”, afirmou o treinador.

O único desfalque do Operário para esse jogo é Felipe Garcia, justamente o autor do gol da vitória sobre o Londrina. O atacante, porém, começou o confronto no banco de reservas.

OUTROS DUELO

O vice-líder da Série B também vai estar em campo nesta quinta-feira. Principal ameaça do Cruzeiro, o Bahia tem 50 pontos e visita o Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse. O problema é que o time baiano vem de uma sequência ruim – três derrotas e um empate – longe dos seus domínios.

Além disso, o Bahia enfrenta um adversário invicto há quatro jogos e que tenta manter vivo o sonho do acesso. No meio da tabela, o Criciúma tem 38 pontos e nas últimas rodadas conseguiu bons resultados sobre times que estão no G-4 – venceu o Grêmio, por 2 a 0, em casa, e empatou com o Cruzeiro, por 1 a 1, fora.