Esportes No podium

Curitibana Júlia Soares conquista ouro no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística

AEN, editada por Ana Ehlert
whatsapp_image_2025-09-08_at_11.24.02

Paranaense Júlia Soares leva ouro no solo Brasileiro de Ginástica Artística. (Foto: MeloGym/CBG)

A curitibana Júlia Soares, medalhista de bronze por equipes na Olimpíada de Paris 2024, conquistou mais uma medalha de ouro. A atleta conquistou o ouro no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, disputado neste domingo (7), em Recife. Ela também ficou com a prata na disputa por equipes e com o bronze na trave.

Leia mais:

Júlia, que atualmente treina no Clube Pinheiros, de São Paulo, foi bolsista por oito edições do programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), do Governo do Estado, e treinou na maior parte de sua carreira no Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin), que funciona em uma estrutura que pertence à Secretaria de Estado do Esporte.

Júlia Soares começou carreira no Cegin, em Curitiba

A ginasta, de 20 anos, começou a treinar com quatro anos de idade no Cegin, em Curitiba. Aos 18, disputou sua primeira Olimpíada e voltou para casa com a medalha inédita para a equipe feminina de ginástica artística do Brasil, além de ter disputado a final na trave.

Geração Olímpica e Paralímpica

O Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) está em sua 14ª edição e é o maior programa de bolsa-atleta desenvolvido em âmbito estadual do Brasil. Criado pelo Governo do Estado e executado pela Secretaria do Esporte (SEES), o programa está em fase de seleção de 1.226 bolsas para atletas e técnicos do Paraná. 

O investimento nessa edição, com recursos da Copel, é de R$ 5,2 milhões. E ele conta com novidades, com a “bolsa medalhista”, destinada a atletas e técnicos que representaram o Brasil e conquistaram uma medalha nos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos de Paris, como é o caso de Júlia Soares.

O objetivo do programa é tornar o Paraná referência no Brasil no esporte olímpico e paralímpico, valorizando, desde a base, os talentos esportivos paranaenses nos âmbitos estadual, nacional e internacional.