
Curitiba tem mais um motivo para comemorar no cenário esportivo internacional. O nadador do Clube Curitibano Leonardo Brandt Macedo conquistou o título de campeão do ranking mundial júnior de águas abertas 2025, após o encerramento da temporada do Circuito de 10K da World Aquatics realizado no Golfo Aranci, na Itália nesta sexta-feira dia 10 de outubro.
Ken Sorgi, que é o treinador de Leonardo Macedo e estava presente ao evento, ressalta que ele fez uma excelente prova num circuito de água fria e que teve chuva durante a sua disputa, uma prova muito bem executada com resultado expressivo e a conquista esperada do título histórico.
“É uma honra representar o Brasil e alcançar esse resultado. Dedico esse título à minha equipe, ao clube, minha família, aos meus patrocinadores e a todos que me apoiam para seguir treinando e representando o Brasil”, disse o jovem nadador de 19 anos.
Competição
Representando o país em quatro etapas ao redor do mundo, Leonardo somou 2.800 pontos e garantiu a liderança geral entre os atletas da categoria júnior (até 18 anos), ele também foi o melhor nadador sub-20 na prova.
Consistência e talento nas águas abertas
As provas do circuito mundial de águas abertas exigem muito mais que preparo físico — envolvem estratégia, controle emocional e resistência. Disputadas em percursos de 10 km, essas provas e etapas testam os limites dos nadadores.
O curitibano Leonardo se destacou por sua regularidade ao longo do ano, conquistando pontuações decisivas em todas as etapas. Seu desempenho sólido garantiu a liderança desde as primeiras provas, consolidando o título após a última etapa.
Bronze no Pan Júnior
Além da conquista no ranking mundial, Leonardo também brilhou nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, realizados em Encarnación, no Paraguai. Na prova de águas abertas, ele subiu ao pódio com a medalha de bronze, terminando o percurso em 1h55min03s3.