Uma tarde de superação quase terminou num pódio inacreditável para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025. Foi nesta sexta-feira (22 de agosto), quando o triatleta Vinícius Avi SAntana conseguiu uma sexta colocação na prova individual geral de triatlo, além do quarto lugar na prova de revezamento. E ele fez isso tudo mesmo enfrentando um quadro de pneumonia.
No revezamento misto, a equipe brasileira terminou a prova registrando 1h27min42. Os campeões foram os Estados Unidos, seguidos por Canadá e México. O Brasil foi representado pelos atletas Vinícius Avi, Julia Visgueiro, Maria Abreu e Cauã Diniz.
O atleta, junto com seu treinador Homero Cachel, é beneficiado pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba. Outros dois atletas da delegação brasileira também recebem o benefício. A participação dos atletas incentivados pela Prefeitura de Curitiba na competição foi muito positiva. Além da boa colocação de Vinícius Avi, Gustavo Milano e Leonardo Brandt garantiram medalhas.
O Programa de Incentivo ao Esporte prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para investimentos diretos em projetos esportivos e paradesportivos. O diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Mário Augusto Fontoura Júnior, destacou o desempenho do atleta.
“O desempenho do atleta Vinícius Avi é um orgulho para Curitiba e para o nosso Programa de Incentivo ao Esporte que agora brilha ainda mais no mapa esportivo internacional, graças ao talento e ao esforço de seus atletas”, comentou.
Pan-Americano
A competição para atletas entre 12 e 23 anos começou no dia 9 e segue até 23 de agosto. As provas ocorrem nas cidades de Assunção, Luque, Ypacaraí, San Juan del Paraná e Encarnación. O Brasil conta com 369 atletas em 39 modalidades e busca o bicampeonato. Na primeira edição, na Colômbia, o país obteve a marca de 164 medalhas, sendo 59 de ouro, 49 de prata e 56 de bronze.