Esportes Copa do Mundo

Data Fifa tem 10 classificados à Copa do Mundo e seleções quase lá

A Data Fifa de outubro terminou, e a Copa do Mundo de 2026 ganhou novas seleções classificadas, enquanto outros estão quase lá

Renan Liskai, do Folhapress
O zagueiro e lateral-esquerdo Lucas Mendes, em treino do Coritiba, em 2012

O zagueiro e lateral-esquerdo Lucas Mendes, em treino do Coritiba, em 2012: Qatar está na copa (Crédito: Franklin de Freitas)

A Data Fifa de outubro terminou, e a Copa do Mundo de 2026 ganhou novas seleções classificadas, enquanto outros estão quase lá. A reportagem resume o que aconteceu ao longo dos últimos dias.

QUEM SE CLASSIFICOU?

Inglaterra
O English Team fez apenas um jogo pelas Eliminatórias nesta Data Fifa, mas foi o suficiente. Os ingleses golearam a Letônia por 5 a 0, fora de casa, foram aos 18 pontos e não podem mais ser ultrapassados por Albânia ou Sérvia no grupo faltando duas rodadas para o fim.

Egito
Salah e companhia selaram a vaga na Copa do Mundo com duas vitórias. A classificação veio já no triunfo por 3 a 0 sobre Djibouti, e o 1 a 0 sobre Guiné-Bissau foi o jogo da festa em casa.

Argélia
O país africano garantiu sua volta às Copas após ficar fora dos últimos dois Mundiais com vitórias sobre Somália (3 a 0) e Uganda (2 a 1).

Costa do Marfim
A seleção africana também está de volta às Copas depois de 12 anos longe. O 7 a 0 sobre Seychelles e o 3 a 0 sobre o Quênia colocaram os marfinenses no Mundial dos Estados Unidos, México e Canadá.

Gana
Os ganeses sobraram no grupo e confirmaram a vaga também com duas vitórias. A seleção bateu a República Centro-Africana por 5 a 0 e fechou a campanha com 1 a 0 sobre Comores.

Cabo Verde
Os Tubarões Azuis se classificaram para a Copa do Mundo pela primeira vez na história. A seleção empatou por 3 a 3 com a Líbia e confirmou a vaga inédita ao bater Essuatíni por 3 a 0. Cabo Verde se tornou o menor país em termos territoriais a chegar ao Mundial.

Senegal
A seleção de Sadio Mané confirmou o favoritismo no grupo com as goleadas por 5 a 0 sobre o Sudão do Sul e por 4 a 0 contra a Mauritânia.

África do Sul
Os sul-africanos voltarão à Copa do Mundo 16 anos depois de sua última participação. A seleção até começou a Data Fifa tomando um susto após o empate por 0 a 0 com o Zimbábue, mas contou com o triunfo por 3 a 0 sobre Ruanda somado a um tropeço de Benin contra a Nigéria para se classificar.

Qatar
Os qataris vão para sua segunda Copa consecutiva. Na repescagem asiática, a seleção empatou com Omã por 0 a 0, mas venceu os Emirados Árabes Unidos por 2 a 1 na segunda rodada e carimbou o passaporte.

O curitibano Lucas Mendes, 35 anos, revelado pelo Coritiba, vem atuando pela seleção do Qatar desde 2023 e deve estar na Copa do Mundo de 2026.

Arábia Saudita
Os sauditas estão lá de novo. A seleção começou a repescagem vencendo a Indonésia por 3 a 2 e só segurou o 0 a 0 com o Iraque para avançar.

QUEM ESTÁ QUASE LÁ?

E AS REPESCAGENS?

Iraque e Emirados Árabes Unidos vão se enfrentar valendo uma vaga na repescagem intercontinental. As duas seleções ficaram em segundo nos seus grupos na repescagem asiática e duelarão em jogos de ida e volta, em novembro, para dar mais um passo rumo à Copa.

Quatro seleções disputarão a repescagem africana visando a uma vaga na mesma etapa a nível intercontinental. Nigéria x Gabão e Camarões x República Democrática do Congo serão os jogos. Os vencedores se enfrentam em uma “final”. Não há formato de ida e volta, apenas duelos únicos, disputados no Marrocos, em novembro.

A repescagem intercontinental já tem Bolívia e Nova Caledônia, que esperam por um representante africano, um asiático e dois da Concacaf. O torneio será realizado em março do ano que vem e dará duas vagas na Copa.

⚠ Comunicar erro