
Em meio ao maior torneio de futebol do mundo, o público brasileiro tem se mostrado fiel à seleção, tanto para torcer quanto na hora de comprar: 90% das vendas de camisas de federações na Centauro são do Brasil.
Contudo, quem tem conquistado o coração desses outros 10%? Levantamento da maior rede esportiva multicanal da América Latina mostra que outros países também têm conquistado os consumidores. Num recorte que exclui camisas do Brasil, Argentina, Alemanha e França são as equipes que mais vendem camisas na varejista. A Espanha, que ocupava o 3º lugar, perdeu uma posição, mas segue entre as cinco com a Holanda logo depois.
Além disso, chama a atenção no ranking internacional, o Japão, que além de derrotar a equipe alemã na primeira fase e conquistar uma vaga nas oitavas de final, ocupa o sexto lugar – na frente da Inglaterra. A Itália também ganha destaque na oitava posição, mesmo não disputando a competição; e o anfitrião Catar, já eliminado, em 11º lugar.
Confira a seguir o ranking atualizado de camisa de federações na preferência dos torcedores/consumidores:
1 – Argentina (25,6%)
2 – Alemanha (17,5%)
3 – França (10%)
4 – Espanha (8,1%)
5 – Holanda (6,4%)
6 – Japão (6,3%)
7 – Inglaterra (5,8%)
8 – Itália (4,7%)
9 – Portugal (4,6%)
10 – México (3,1%)
11 – Qatar (2,4%)
12 – Bélgica (1,4%)
13 – Croácia (1,1%)
14 – Nigéria (1,1%)
15 – Marrocos (0,3%)
16 – Suíça (0,3%)
17 – Austrália (0,3%)
18 – Argélia (0,3%)
19 – Senegal (0,2%)
20 – Sérvia (0,2%)
21 – Coréia (0,1%)
22 – Ucrânia (0,1%)
23 – Colômbia (0,1%)
Fonte: Centauro