A Federação Paranaense de Futebol (FPF) apresentou nessa quarta-feira (dia 3) o Troféu Gil Rocha. A taça é uma homenagem ao jornalista Gil Rocha, falecido em 2023. O campeão paranaense de 2024 vai ficar com o troféu – Athletico e Maringá decidem o título neste sábado (dia 6) às 17 horas, na Arena da Baixada – Ligga Arena.
O jornalista, que morreu em julho de 2023, aos 63 anos de idade, fez história como coordenador, narrador, apresentador, repórter e comentarista, atuando em veículos da capital e interior. Ganhou destaque no cenário nacional e sempre defendeu o futebol paranaense.
“É um motivo de muita honra, de muito orgulho. Ele sempre lutou pelo campeonato, para que fosse valorizado”, disse a jornalista Ana Zimmermann, viúva de Gil Rocha.
“O troféu é um reconhecimento por todo esse trabalho que ele fez em toda carreira, tentando evidenciar o futebol paranaense”, destacou o presidente da FPF, Hélio Cury Filho.
“O Gil, além de ser grande amigo, era o chefe que nunca erguia a voz, sempre estava aconselhando os companheiros. Sempre foi querido e estimado por todos nós. Sempre batalhou pela cobertura do Paranaense na TV”, contou o jornalista Ayrton Baptista Junior, o Tusquinha, que trabalhou com Gil Rocha na rádio CBN. “Ele sempre vestiu a camisa das nossas equipes. Pela TV Globo, acompanhou o Coritiba na final de 1985 e o Athletico na final de 2001”, lembrou Tusquinha.