Franklin de Freitas – Coritiba 0x0 Athletico

Coritiba e Athletico Paranaense empataram em 0 a 0, nessa quarta-feira (dia 16) à noite, no Couto Pereira, pela 8ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time alviverde ficou em 2º lugar, com 15 pontos, dois pontos atrás do líder FC Cascavel. A equipe rubro-negra está na 5ª colocação, com 14 pontos, e permanece como única invicta da competição. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Para os dois clubes, o clássico foi o primeiro duelo contra uma equipe da primeira divisão nacional em 2022.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES do Coritiba e aqui para ver as ATUAÇÕES do Athletico — notas para os jogadores.

O Couto Pereira voltou a receber um Atletiba com torcida após quase quatro anos. E o público pagante foi de 22.564 — o maior do futebol paranaense em 2022.

SÉRIE INVICTA
O Coritiba completou seis clássicos sem vencer o Athletico. A última vitória do time alviverde nesse duelo foi em março de 2020, pela 1ª fase do Paranaense, quando o rubro-negro usou a equipe de aspirantes.

Coritiba 0x0 Athletico — Paranaense 2022 (1ª fase)
Athletico 2×1 Coritiba — Paranaense 2021 (1ª fase)
Coritiba 0x0 Athletico — Brasileirão 2020
Athletico 1×0 Coritiba — Brasileirão 2020
Coritiba 1×2 Athletico — Paranaense 2020 (final)
Athletico 1×0 Coritiba — Paranaense 2020 (final)
Coritiba 4×0 Athletico — Paranaense 2020 (1ª fase)

RIVALIDADE
349 Atletibas
135 vitórias do Coritiba
102 empates
112 vitórias do Athletico
503 gols do Coritiba
451 gols do Athletico
Fonte: Historiadocoritiba.com.br

VIOLÊNCIA
Aos 22 minutos do 1º, o Atletiba foi paralisado pela arbitragem por causa da violência nas arquibancadas. Clique aqui para saber mais.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA
O técnico Gustavo Morínigo não contava com Willian Farias, Matheus Sales, Natanael, Robinho e Pablo García, todos em recuperação. A novidade foi o zagueiro Guillermo de los Santos na lateral-direita. O esquema tático era o 4-2-3-1, com a linha de três com Igor Paixão e Alef Manga pelos lados do campo, além de Régis centralizado.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
O time principal do Athletico foi usado pela 2ª vez em 2022. Alberto Valentim não tinha Marlos, Vitor Bueno, Bryan García e Hugo Moura, que não foram inscritos no Paranaense. Pedro Rocha e Matheus Babi se recuperam de lesões e também não entraram na lista. O treinador manteve o 4-1-4-1. Erick ficou como único volante, com Cittadini e Matheus Fernandes centralizados no meio-campo, com liberdade de ação ofensiva. Pablo foi titular pela primeira vez desde seu retorno ao clube. Durante o jogo, o time variou para o 4-2-3-1, com Cittadini avançando para a linha de três e Matheus Fernandes jogando como volante.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo não teve chances de gol. Os dois times até demonstraram alguma ofensividade e certa iniciativa, mas a força física e as disputas intensas pela bola prevaleceram. O Athletico teve um gol anulado aos 14 minutos, em cobrança de falta de Marcinho, desvio de cabeça de Pablo e finalização de Cittadini, quase dentro do gol. O replay da TV deixa claro que o jogador estava completamente impedido. A melhor jogada do Coritiba foi um chute de Alef Manga, de fora da área, que tocou na rede, pelo lado de fora.

SEGUNDO TEMPO
O Athletico voltou do intervalo com duas mudanças, com as entradas do centroavante Bissoli e do ponta Terans. Saíram Pablo e Davi Araújo. O segundo tempo começou com menos correria e menos disputas físicas. Os dois times passaram a chegar mais vezes ao ataque. Aos 5, Egídio cruzou na medida para Igor Paixão, que cabeceou muito perto. Aos 20, Cittadini pegou rebote na área e acertou o travessão. A primeira substituição no Coxa só veio aos 19 minutos, com a entrada do meia-atacante Thonny Anderson (ex-Athletico) no lugar de Régis. O jogo ficou ‘lá e cá’, com bons ataques dos dois lados. Foram pelo menos mais quatro boas jogadas ofensivas até o fim – duas de cada equipe.

ÚLTIMAS TROCAS
Aos 28, o Alberto colocou o ponta Carlos Eduardo. Aos 31, entrou o volante Gustavo Bochecha no Coritiba. Aos 34, Julimar entrou no lugar de Cittadini. Aos 40, o lateral Matheus Alexandre entrou no lugar de Alef Manga e ficou improvisado na ponta. Também aos 40, o zagueiro Zé Ivaldo entoru no lugar de Pedro Henrique.

CORITIBA 0x0 ATHLETICO
Coritiba: Alex Muralha; Guillermo, Henrique, Luciano Castán e Egídio; Val (Gustavo Bochecha) e Andrey; Igor Paixão, Régis (Thonny Anderson) e Alef Manga (Matheus Alexandre); Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo
Athletico: Santos; Marcinho, Pedro Henrique (Zé Ivaldo), Thiago Heleno e Abner; Erick; Matheus Fernandes, Léo Cittadini (Julimar), Reinaldo (Carlos Eduardo) e Davi Araújo (Terans); Pablo (Bissoli). Técnico: Alberto Valentim
Cartões amarelos: Terans, Bissoli (A). Igor Paixão (C).
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima
Público: 22.564 pagantes (23.581 total)
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
12 – Alef Manga chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
14 – Gol anulado. Falta na esquerda. Marcinho cruza. Pablo desvia de cabeça. Impedido, Cittadini completa quase dentro do gol.
32 – Falta na esquerda. Egídio cruza para a área. Pedro Henrique tira para escanteio, antes que Henrique finalize.
48 – Igor Paixão chuta de fora da área. Santos segura, quase no centro.

Segundo tempo
5 – Egídio cruza da esquerda. Igor Paixão sobe no espaço entre Thiago Heleno e Santos, e cabeceia perto, sobre o gol.
10 – Marcinho cruza. Bissoli cabeceia mal, para longe.
13 – Bola alta na área. Igor Paixão tenta de bicicleta. Thiago Heleno bloqueia.
20 – Marcinho manda pra área. A zaga tira mal. A bola sobra para Cittadini, que chuta no travessão.
24 – Alef Manga chuta do bico da área. Santos defende.
25 – Bissoli chuta de fora da área. Muralha espalma no canto.
26 – Reinaldo cobra escanteio. Thiago Heleno cabeceia perto, ao lado.
37 – Egídio lança. Léo Gamalho chuta da meia-lua e a bola passa perto, sobre o gol.