
Curitiba se tornou neste domingo (19 de outubro) o palco de um dos maiores eventos sobre bicicletas e manobras do Brasil. É o Parando CWB, que reuniu cerca de 4 mil apaixonados pelo “grau” no bairro Guabirotuba e trouxe até mesmo atrações nacionais. O esporte, que está em crescimento, consiste na prática de manobras com uma magrela, como se pode ver nas imagens abaixo.
“Preparamos isso com muito carinho. Aqui deve ter umas 4 mil pessoas”, celebrou uma das organizadoras, Sara Almeida, destacando também toda a estrutura mobilizada para o evento. Ambulâncias e banheiros químicos, por exemplo, estiveram à disposição dos participantes. O evento aconteceu na Rua Araújo Porto Alegre, número 202, das 13 às 17 horas.
“Isso aqui é uma união de diversas pessoas que têm o mesmo objetivo, buscam um espaço para praticar manobras e também compartilhar essa cultura, que vem crescendo cada vez mais”, comenta outro dos organizadores, Jean Silva. “A gente procura um espaço e ser reconhecido, para mostrar que o grau vale a pena, o esporte vale a pena. Aqui temos crianças, adultos… Não tem idade para estar andando de bicicleta. É incentivar o esporte”, ressalta ainda William Silva, também da organização.
Participação nacional
O Parando CWB reuniu não apenas praticantes ou entusiastas do esporte de Curitiba e região metropolitana. Um exemplo disso é o caso de Lorenzo Resende, mais conhecido como “Lorenzo do Grau”, atleta de 10 anos que esteve no evento acompanhado de seu pai. Ele veio de São Paulo, capital, e é atleta oficial da modalidade pelo município de Carapicuiba.
“Comecei a praticar o esporte quando tinha uns cinco, seis anos. Tinha uma bicicleta aro 16, eu e meu pai fomos no parque um dia e ele tirou a rodinha da bicicleta”, conta o rapaz, que há dois anos e meio atua como influenciador do grau e é considerado um fenômeno do esporte.