Equipe do Paraná disputa o Troféu Brasil de Patinação Artística

Redação Bem Paraná, com assessoria de imprensa

Equipe paranaense da patinação artística (Crédito: Divulgação/Estilo Editorial Comunicação)

Atletas da patinação artística de Curitiba vão participar do Troféu Brasil de Patinação Artística 2023, competição que vai reunir participantes de todo o país, nas mais diversas modalidades do esporte durante uma semana, em Maricá (RJ). O evento começa nesta sexta-feira (11) e prossegue até o dia 19 de agosto. A Associação dos Pais e Amigos dos Patinadores Artísticos de Curitiba (APAC), que tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte Municipal e do PROESPORTE do Paraná, está levando uma comitiva com 25 atletas, que irão representar a capital paranaense em diversas modalidades, como apresentações individuais, quartetos e shows.

Entre as integrantes da comitiva da APAC estão atletas que já premiadas em diversas categorias em torneios nacionais e internacionais.

APAC (Crédito: Divulgação/APAC)

A iniciativa do Troféu Brasil de Patinação Artística faz parte do projeto “Dèja Vú: como é bom sonhar de novo”, que busca implantar e desenvolver as modalidades da patinação junto às escolas públicas do município. Dentro do projeto estão previstas aulas de patinação que são oferecidas no período contraturno escolar, além da interação entre a educação e o esporte.

O nome do “Deja Vu” faz referência ao ambiente nostálgico dos rinques de patinação dos anos 1980. A pista onde será realizado o campeonato foi projetada na medida padrão para competições internacionais, com 25m x 50m. O espaço também foi equipado com arquibancadas, áreas de convivência, mezanino, vestiários, banheiros e espaço para food trucks.

Para as técnicas Fabiana Consentino e Francys Zanon, que acompanham o grupo na viagem, eventos dessa magnitude são muito importantes para dar visibilidade ao esporte e incentivar a patinação como uma prática a ser popularizada. Outro diferencial são as oportunidades para a troca de experiência entre as atletas de várias localidades.

“Além da preparação técnica, há toda a emoção proporcionada pelo contexto do evento, da competição. É o momento dos atletas se desafiarem e superarem seus limites, o que é muito enriquecedor”, pontua Fabiana Consentino.

Na outra ponta, a técnica Graciela Samburgo permanece em Curitiba preparando mais uma parte da equipe para o Campeonato Paranaense de Patinação Artística que acontece em seguida, entre os dias 25 e 27 de agosto, em São José dos Pinhais.

Atletas APAC competindo em Maricá