
O jogador Evander é, sem sombra de dúvidas, um dos gamechampions mais interessantes e marcantes que o Vasco da Gama já teve na história do clube.
O meia-atacante estreou no Vasco aos 18 anos de idade, a 5 de março de 2016.
Na ocasião, entrou em campo aos 85 minutos, como substituto, e fez parte de uma vitória belíssima no Campeonato Carioca por 3 a 1 contra o Bonsucesso.
O primeiro gol profissional marcado pelo Evander com a camisa do Gigante da Colina foi a 8 de novembro de 2017, na 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, contra o Santos.
Nesse dia, o Vasco venceu o Santos por 2 a 1, e o gol feito pelo Evander foi realmente muito bonito. Foi um belo chute de fora da área, considerado o “ponto forte” do meia.
Em 31 de janeiro de 2018, o atleta tornou-se o mais jovem jogador cruz-maltino a marcar dois gols num jogo da Libertadores, numa partida contra a Universidad de Concepción, do Chile.
Quando saiu do Vasco para jogar no exterior, em 2018, pelo time dinamarquês Midtjylland, logo no seu jogo de estreia fez um gol, ajudando o clube estrangeiro a vencer por 2 a 1 na copa Dalum IF.
O sucesso foi tão grande que, à época, a cria da base do Gigante da Colina foi considerado um dos jogadores mais valiosos do mundo revelados pelo Vasco.
À frente do Midtjylland, na sua primeira temporada como titular, Evander marcou nove gols em 26 jogos do campeonato e ainda conquistou a Copa da Dinamarca.
Em março de 2019, o meia-atacante recebeu o prêmio de melhor Jogador do Mês da Superliga. Naquele mesmo ano, conquistou também o Campeonato Dinamarquês.
Na temporada 2021/2022, Evander voltou a ser campeão da Copa da Dinamarca, despedindo-se do clube com 158 jogos e 44 gols.
E também nos dias de hoje, atuando pelo Portland Timbers desde 2022, o craque continua fazendo história na Major League Soccer (MLS), liga de futebol profissional dos Estados Unidos.
O seu desempenho foi tão positivo que ele foi indicado esse ano ao prêmio de Melhor Jogador ao lado de ninguém mais, ninguém menos que Messi e Suárez, ambos do Inter Miami; além de outros jogadores como Christian Benteke, do DC United; e Cucho Hernández, do Columbus Crew.
Em 2024, Evander somou 29 jogos com 15 gols e 19 assistências, sendo o maior assistente da liga, ficando na frente até mesmo de Messi, que computou 18.
E mesmo com contrato assinado com o Portland Timbers até 2026, Evander já declarou que deseja retornar ao Brasil.
No entanto, não para qualquer time, mas sim para um em particular: a sua casa, de onde veio – o Vasco da Gama.
Por que Evander deseja retornar ao Vasco?
Graças ao seu excelente desempenho, Evander já teve propostas de grandes times brasileiros, como Palmeiras e Flamengo, mas foi enfático sobre o desejo de estar justamente no Vasco.
Bom, se existe uma justificativa para Evander querer voltar, mas só se for para o time cruz-maltino, é porque provavelmente foi o lugar onde ele foi mais feliz.
Evander fez muitas amizades no Vasco da Gama e sempre integrou a equipe de forma harmoniosa e positiva.
Os comandos dos técnicos que comandaram o Gigante da Colina durante a passagem do jogador pelo clube sempre foram cumpridos pelo meia-atacante.
O atleta carioca sempre se mostrou solícito a ajudar os colegas de equipe e contribuiu com todos os jogos que participou, tenha feito ou não gols.
A dedicação de Evander enquanto vestia a camisa do Vasco era, sim, porque estava feliz, e também porque, como ele mesmo também disse, lá era onde ele mais gostava de “brilhar“.
Resposta do Vasco ao interesse de Evander de retornar ao clube
Após o volante declarar que “se as portas estiverem abertas“, retornaria ao Vasco da Gama, Evander foi convidado pelo clube a se apresentar à equipe técnica.
O jogador esteve em São Januário a convite do time cruz-maltino no dia 21 de novembro e conversou com Felipe, diretor técnico do Vasco.
Evander também aproveitou para acompanhar, à noite, o duelo do Gigante da Colina contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.
Por enquanto, ainda não existe uma confirmação oficial de que a cria da base do Vasco irá retornar.
Mas diante das vitórias que Evander tem acumulado e as derrotas que o Vasco voltou a colecionar, o jogador, com certeza, poderia funcionar como um bom reforço para o clube.