Esportes Fórmula 1

F1: Hamilton garante a pole da corrida sprint no GP da China, e brasileiro é o 14ª; veja o grid

Fórmula 1: Lewis Hamilton, da Ferrari, garantiu a pole position da corrida sprint do Grande Prêmio da China de Fórmula 1

Estadão Conteúdo
Lewis Hamilton com a Ferrari

Lewis Hamilton com a Ferrari (Crédito: Divulgação/Scuderia Ferrari)

Lewis Hamilton, da Ferrari, garantiu a pole position da corrida sprint do Grande Prêmio da China de Fórmula 1. O heptacampeão mundial registrou o tempo de 1m30s849 no Q3 desta sexta-feira, superando Max Verstappen por apenas 0s018. Oscar Piastri foi o terceiro, seguido por Charles Leclerc e George Russell. O brasileiro Gabriel Bortoleto ficou em 14º.

No Q1 da classificação, Hamilton também foi o mais rápido, registrando a melhor volta com 1m31s212. Lando Norris ficou em segundo lugar, 0s184 atrás do britânico. Leclerc garantiu a terceira posição, seguido por Piastri, que chegou a liderar a sessão, mas terminou em quarto. Verstappen ficou na quinta colocação, pouco à frente de Russell.

O japonês Yuki Tsunoda, da RB, passou por um momento tenso ainda no Q1 ao quase acertar a traseira de Russell na curva 14. Bortoleto, que estava em risco de eliminação, conseguiu melhorar seu tempo no fim e avançou ao Q2. Os eliminados foram Jack Doohan, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Nico Hülkenberg e Liam Lawson.

Já no Q2, Bortoleto não avançou, terminando em 14º com a Sauber. Norris foi o mais rápido, com 1m31s176, seguido por Russell, que apesar do bom desempenho na sessão, teve problemas com a aderência dos pneus e fechou 0s172 atrás do britânico da McLaren. Piastri foi o terceiro, com Hamilton e o jovem Andrea Kimi Antonelli logo atrás.

Junto de Bortoleto também não avançaram para o Q3, Fernando Alonso (Aston Martin), Oliver Bearman (Haas), Carlos Sainz (Williams) e Isack Hadjar (Racing Bulls).

Após o fim do Q2, a Ferrari solicitou que Hamilton trocasse de posição com Leclerc, que havia fechado na oitava colocação. Apesar disso, no Q3, Hamilton fechou a corrida conquistando a pole para a corrida sprint que acontece neste sábado, às 00h (de Brasília). A classificação será também no sábado às 4h e a corrida principal no domingo, no mesmo horário.

VEJA O GRID DE LARGADA PARA A CORRIDA SPRINT DO GP DA CHINA DE F1