
O Flamengo sagrou-se tetracampeão da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o time carioca empatou em 1 a 1 com o Corinthians, no Maracanã, no segundo jogo da decisão. Isso levou à decisão por pênaltis, e o Flamengo levou a melhor, ao vencer por 6 a 5. O jogo de ida, em São Paulo, havia terminado 0 a 0.
No jogo, o Flamengo saiu na frente, com um gol de Pedro aos 8 minutos do 1º tempo. O time paulista empatou na etapa final, aos 37 minutos, com Giuliano.
Antes da final desta quarta, o Flamengo somava três títulos da competição: 1990 (contra o Goiás), 2006 (sobre o Vasco) e 2013 (em cima do Athletico). O time carioca volta a disputar uma final em 10 dias: a decisão da Libertadores contra o Athletico está marcada para sábado que vem (29), em Guayaquil (Equador). O Corinthians havia sido campeão em 1995 (em cima do Grêmio), 2002 (diante do Brasiliense) e 2009 (contra o Internacional).
Além do tetracampeonato da competição, o título dá ao Flamengo uma vaga direta à fase de grupos da Libertadores do próximo ano e forra os cofres do clube com R$ 60 milhões em premiação – fora tudo o que se arrecadou nas fases anteriores.
O jogo
O Flamengo ditou o ritmo do primeiro tempo: marcou forte na saída de bola do Corinthians, teve a bola no campo de ataque, abriu o placar cedo, com Pedro, e ainda teve outras chances –inclusive um gol de Arrascaeta, anulado por impedimento de Gabigol, que participou da jogada. Depois do intervalo, o time caiu de ritmo.
No Corinthians, Adson entrou no lugar de Piton e o time voltou mais ofensivo. Segurou a bola no ataque, rondou a área e conseguiu criar chances para empatar. Roger Guedes chegou a perder um gol ao mandar por cima, na pequena área. O Flamengo tentava resolver nos contragolpes. Em um deles Gabigol achou Arrascaeta livre, mas o uruguaio parou em grande defesa de Cássio. Em outro, Everton Ribeiro chegou a marcar, mas Gabigol estava impedido quando recebeu a bola e tentou driblar Cássio. O time paulista apostou em cruzamentos, e uma bola de Mateus Vital foi desviada de calcanhar por Fábio Santos e ainda passou por Adson antes de Giuliano chutar no alto do gol para empatar a partida.
Os pênaltis
Nos pênaltis, o Corinthians começou batendo. Fábio Santos converteu no canto esquerdo. Filipe Luís cobrou em seguida e Cássio defendeu no canto direito. Giuliano (ex-Paraná) fez o segundo gol do Corinthians, ao deslocar o goleiro Santos (ex-Athletico). David Luiz fez o 1º do Flamengo, chutando no ângulo direito. Renato Augusto fez 3 a 1, chutando alto, no meio do gol. Leo Pereira (ex-Athletico) diminuiu para 3 a 2, ao bater no meio do gol. Fagner acertou o travessão e perdeu. Everto Ribeiro empatou em 3 a 3 ao deslocar Cássio. Yuri Alberto fez 4 a 3, chutando no canto direito. Gabigol chutou forte no canto esquerdo e empatou em 4 a 4. Nas alternadas, Maycon acertou o canto direito. Everton Cebolinha fez 5 a 5, ao chutar à direita. Matheus Vital bateu por cima e deu a chance para o Flamengo ser campeão no chute seguinte. E Rodinei não desperdiçou: acertou o ângulo.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 1 CORINTHIANS
FLAMENGO – Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia (Fabrício Bruno), Éverton Ribeiro, Vidal (Matheuzinho) e Arrascaeta (Victor Hugo); Gabriel Barbosa e Pedro (Everton Cebolinha). Téc. Dorival Junior.
CORINTHIANS – Cássio; Balbuena, Gil e Fábio Santos; Fagner, Du Queiroz (Giuliano), Fausto Vera (Maycon), Renato Augusto e Lucas Piton (Adson, depois Gustavo Silva); Yuri Alberto e Róger Guedes (Mateus Vital). Téc. Vitor Pereira.
GOLS – Pedro, aos 6 minutos do primeiro tempo; Giuliano, aos 36 do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Fausto Vera, Lucas Piton (COR); Thiago Maia, Léo Pereira
ÁRBITRO – Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO).
PÚBLICO – 61.566 pagantes (68.097 total)
RENDA – R$ 11.177.332,00
LOCAL – Maracanã, no Rio (RJ).