O paranaense Edson Foreman, 30 anos, conquistou no sábado à noite o Título Internacional Mundo Hispano, do Conselho Mundial de Boxe (CMB), na categoria cruzador (até 90 kg). No ringue montado na Sociedade Morgenau, em Curitiba, ele derrotou o argentino Aaron Soria, 39 anos.

A luta foi decidida pelos juízes, após os 12 rounds programados. Foreman venceu por unanimidade — os três juízes aplicaram pontuação maior para o paranaense (119 a 115, 119 a 109 e 116 a 100).

Agora, Foreman tentará a conquista do título mundial da CMB. Para isso, precisa vencer lutas internacionais nos próximos meses para subir no ranking e chegar até o topo.

O boxeador mantém desde 2002 o título paranaense e, desde 2003, o cinturão brasileiro. Como profissional, tem 39 lutas, 36 vitórias (28 por nocaute) e 3 derrotas (1 por nocaute).

Domínio – Na luta de sábado, Foreman mostrou que está pronto para um título mundial. Ele enfrentou um adversário forte, resistente e que soube usar o “jogo psicológico”. Aaron Soria usou a velha catimba argentina para tentar desconcentrar o oponente. Não conseguiu.

Foreman mostrou frieza e não atendeu aos apelos do público, que imploravam por um nocaute. Na verdade, o brasileiro tinha força e técnica suficiente para arrasar o argentino, mas preferiu não subestimá-lo.

O domínio do paranaense foi absoluto desde o primeiro round. Ele se manteve no centro do ringue a maior parte da luta e alternando golpes táticos, sem abrir a defesa. No quarto round, Foreman chegou a derrubar Soria. O árbitro abriu contagem, mas o argentino conseguiu se recuperar.

A queda do argentino era vantagem suficiente para o brasileiro vencer por pontos. Com isso, Foreman administrou a luta até o 12º round e levou o cinturão para casa.