O futebol paranaense tem uma boa e uma má notícia para 2025.
A boa notícia é que o estado voltará a ter cinco times disputando as principais divisões do futebol nacional no próximo ano, algo que não ocorria desde 2021.
Por outro lado (e essa é a má notícia), a elite do esporte bretão, que é a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, ficará sem um time do Paraná na disputa pela primeira vez desde 1990.
É o que revela um levantamento feito pelo Bem Paraná, que analisou de forma detalhada a presença de equipes paranaenses nas três principais divisões nacionais desde 2009 até 2025. A escolha pelo ano de 2009 se deu pelo fato de que foi naquele ano que teve início a disputa da Série D, última divisão dos campeonatos nacionais de futebol. Até então, todos os anos três equipes paranaenses se classificavam para a Série C.
Presença mais forte nas principais divisões nacionais…
Em 2025, cinco times paranaenses estarão nas principais divisões do futebol nacional. São eles: Athletico, Coritiba e Operário, na Série B do Campeonato Brasileiro; e Londrina e Maringá, na Série C.
A maior presença das equipes locais em competições nacionais se deve ao acesso do Maringá, que em 2024 foi semifinalista da Série D do Brasileirão e, assim, subiu um degrau na escala do futebol nacional.
A última vez em que o futebol paranaense teve tantos representantes nas três primeiras divisões do Brasileirão havia sido em 2021. Naquele ano, o Athletico jogava a Série A, enquanto Coritiba, Londrina e Operário disputavam a Série B e o Paraná Clube, a Série C.
“Nós temos hoje oito equipes com calendário nacional garantido. Então nós temos 12 equipes disputando o Campeonato Paranaense. Dois irão descer e dos dez que ficam, oito terão calendário garantido para 2026”, celebra Hélio Cury Filho, presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), recordando ainda das três equipes do Paraná que vão se classificar para a Série D da temporada 2026.
… E a ausência histórica na elite do Brasileirão
Por outro lado, a se lamentar o fato de que o futebol paranaense, pela primeira vez desde 1990, não terá nenhum representante na elite do futebol nacional. Ou seja, na disputa da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.
No último domingo (8), ao ser derrotado pelo Atlético-MG por 1 a 0, o Furacão acabou rebaixado à Segunda Divisão no ano de seu centenário. Coritiba e Operário, por sua vez, não conseguiram o acesso à elite para o próximo ano.
Com isso, pela primeira vez em 35 anos os paranaenses terão de acompanhar uma temporada inteira sem ver qualquer equipe do Paraná jogando a principal competição nacional.
Rebaixamento do Athletico “é ruim para o futebol paranaense”
Nesta quinta-feira (12 de dezembro), no evento de lançamento da transmissão do Campeonato Paranaense pelo Grupo RIC, o presidente da FPF comentou o rebaixamento do Athletico para a Segunda Divisão do Brasileirão. Segundo Hélio Cury, o descenso atleticano é algo que entristece.
“É ruim para o futebol paranaense, mas também é o momento de a gente rever estratégias, e isso tanto os próprios clubes como a própria federação. Quem perde com isso não é só o Athletico, isso que é importante entender: é o futebol paranaense e o futebol brasileiro, que deixa de ter uma grande equipe na elite do seu futebol”, destacou o dirigente.
Futebol paranaense nas principais divisões nacionais (Séries A, B e C), ano a ano
2025
A: NENHUM
B: Athletico; Coritiba; Operário
C: Londrina; Maringá
2024
A: Athletico
B: Coritiba; Operário
C: Londrina
2023
A: Athletico; Coritiba
B: Londrina
C: Operário
2022
A: Athletico; Coritiba
B: Londrina; Operário
C: NENHUM
2021
A: Athletico
B: Coritiba; Londrina; Operário
C: Paraná
2020
A: Athletico; Coritiba
B: Operário; Paraná
C: Londrina
2019
A: Athletico
B: Coritiba; Londrina; Operário; Paraná
C: NENHUM
2018
A: Athletico; Paraná
B: Coritiba; Londrina
C: Operário
2017
A: Athletico; Coritiba
B: Londrina; Paraná
C: NENHUM
2016
A: Athletico; Coritiba
B: Londrina; Paraná
C: NENHUM
2015
A: Athletico; Coritiba
B: Paraná
C: Londrina
2014
A: Athletico; Coritiba
B: Paraná
C: NENHUM
2013
A: Athletico; Coritiba
B: Paraná
C: NENHUM
2012
A: Coritiba
B: Athletico; Paraná
C: NENHUM
2011
A: Athletico; Coritiba
B: Paraná
C: NENHUM
2010
A: Athletico
B: Coritiba; Paraná
C: NENHUM
2009
A: Athletico; Coritiba
B: Paraná
C: NENHUM