GP do Canadá de F-1 tem briga na McLaren e vitória de piloto britânico

George Russell venceu o GP do Canadá de 2025, décima etapa do Mundial de Fórmula 1

Por Gustavo Faldon, do Estadão Conteúdo
George Russell

George Russell comemora (Crédito: Divulgação/Mercedes F1)

O britânico George Russell venceu o GP do Canadá de 2025, décima etapa do Mundial de Fórmula 1, neste domingo (dia 15). O piloto da Mercedes conquistou sua quarta vitória na Fórmula 1, a primeira sem ser de pilotos de McLaren ou Red Bull no ano, e mostrou a força da equipe alemã neste fim de semana onde conquistou a pole position.

Russel praticamente suportou as ameaças dos rivais atrás, especialmente no estágio final da corrida. Max Verstappen e Kimi Antonelli, respectivamente, completaram o pódio. O italiano da Mercedes ficou entre os três melhores em uma corrida pela primeira vez em sua jovem carreira.

A cordida

Logo na largada, Russell manteve a ponta e abriu uma boa vantagem para Verstappen. Enquanto isso, o líder do campeonato, Piastri, foi ultrapassado por Kimi Antonelli.

Com os pneus duros para começar a corrida, Lando Norris tentou fazer um primeiro stint mais longo e recuperar o terreno perdido, assim como Piastri. Mas eles acabaram terminando se tocando no final, comprovando que o circuito Gilles Villeneuve realmente mostrou o primeiro grande desafio da McLaren no ano.

Os dois pilotos acabaram disputando a quarta posição nas voltas finais e chegaram a ameaçar o pódio de Antonelli, mas acabaram com “fogo amigo”. Norris ultrapassou Piastri na chicane antes da reta que fecha a volta e levou o troco. Após a linha de chegada na volta 67, o britânico tocou sua roda na traseira do companheiro, desequilibrou o carro e bateu no muro.

Por conta do acidente, a corrida terminou sob bandeira amarela e safety car.

Essa foi a primeira corrida da Fórmula 1 em 2025 sem uma McLaren no pódio.

Ainda assim, a equipe britânica segue tranquila na liderança do Mundial de Construtores, enquanto Piastri lidera o de pilotos com 198 pontos, 22 a mais do que Norris.

Verstappen tirou um pouco a vantagem das McLarens, mas segue bem atrás, com 155 pontos após 10 corridas disputadas.