Iran Campos: Taça Londrina
Iran Campos (Crédito: Divulgação/assessoria de imprensa)

A antiga Taça Londrina de Juniores (Sub 20) ganhou uma nova menção honrosa, apesar de desativada. Uma homenagem ao idealizador, o empresário Iran Campos, foi realizada na tarde de sexta-feira (8/11). O evento ocorreu na Paraná Esporte, do governo do Estado, em Curitiba. O motivo da celebração foi a publicação de uma biografia, “Iran Campos dos Santos – Uma vida de perseverança”, escrita pelo professor Ariobaldo Frisselli.

A obra conta a trajetória desportiva do cidadão nascido em Patos, na Paraíba, em 1953, mas que fez renome no interior do Estado do Paraná. Iran foi de organizador de eventos futebolísticos a diretor da base do Londrina Esporte Clube e até mesmo foi presidente do Tubarão. “Eu tinha escrito na época dois livros técnicos, de futebol e futebol suíço. Quis me aprimorar na parte de biografia. Nada melhor que o Iran”, destaca o autor, Ariobaldo Frisselli.

No futebol, Iran Campos ganhou destaque no Tubarão. Principalmente por ter descoberto o atacante Elber, de renome no LEC, Seleção Brasileira de novos e equipe principal da Canarinho. O jogador descoberto e lapidado por Iran também fez fama no Bayern de Munique da Alemanha. No linguajar popular londrinense, comenta-se que Elber fez brilhar os olhares do ex-ministro italiano e ex-presidente do Milan, Silvio Berlusconi, durante um jogo Brasil x Suécia, no Mundial de Juniores, atual Sub 20, em 1991, em Portugal. “Mais uma coisa nova que eu estou sabendo”, conta Iran, que completa. “Acabou o campeonato e o Milan mandou uma proposta espetacular pelo Elber”, relata Iran, sobre o valor de venda. Eram 2/3 acima daquilo que o LEC esperava receber. Algo incomum para ter sido visto apenas por “olheiros” do clube italiano. Inclusive foi um espanto positivo da diretoria do LEC na época quando chegou um fax formalizando um pedido de compra.

Iran
Ariobaldo Frisselli e Iran Campos (Crédito: Divulgação/assessoria de imprensa)

Taça Londrina

Elber foi um dos participantes da Taça Londrina de Juniores. O torneio ocorreu entre 1988 a 2000, iniciado com o nome Copa Contubos de Futebol Júnior. Equipes como Criciúma (SC), Grêmio (RS), Atlético (MG), Cruzeiro (MG), Goiás (GO), Corinthians (SP), Seleção Japonesa, entre outras, participaram da competição. Além de Elber, do Londrina, o torneio teve participação de jogadores como Edmundo e Valdir Bigode, de renome no Vasco (RJ), como aponta o livro. A competição também contava com congressos técnicos e, em um deles, participou o treinador da Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1990, Sebastião Lazaroni. O torneio chegou a ser o segundo de maior importância na categoria no Brasil, atrás apenas da Copa São Paulo de Juniores.

A homenagem em Curitiba ocorreu em decorrência da biografia escrita e publicada em 2024 pelo professor Ariobaldo Frisselli, distribuída entre familiares, imprensa e amigos. Nela constam desde a história de Iran Campos até depoimentos de ícones do esporte do norte do Paraná. Iran também foi presidente do Júnior Team, equipe do interior paranaense surgida para formar novos talentos no futebol.

Nos últimos 10 anos, o empresário Iran Campos ampliou status popular no Londrina EC – impulsionado pelas redes sociais. Tornou-se o “amigo da galera” em vários ambientes, desde os mais populares até autoridades fãs do LEC. Apoia o encontro anual de atletas do passado no Tubarão e também ajuda distribuindo camisas alvicelestes pela cidade. Um dos xodós do ex-dirigente é administrar um grupo de WhatsApp chamado Coração Alviceleste, com centenas de apoiadores do Tubarão.

Auge

A final do Campeonato Paranaense profissional de 1992 ocorreu em novembro, no Estádio do Café,
na cidade londrinense. O oponente do Londrina foi o União Bandeirante. A equipe da cidade rival perdeu, por 1 x 0. O zagueiro João Neves foi o autor do gol do título. Resgatando um pouco mais da história dessa decisão, um fato inusitado. Nesse dia o Londrina foi campeão duas vezes. Na 5ª edição da Copa Contubos (Taça Londrina de Juniores), o Tubarãozinho também levantou o caneco. Vitória alviceleste, por 4 x 0, sobre o Joinville (SC). Os gols foram de Ozeias, César, Serginho e novamente César. Duelo de base nas preliminares dos profissionais para movimentar ainda mais o futebol da cidade. Uma foto desse elenco está publicada no livro.