A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vai conceder a Cidadania Honorária da capital ao jogador de futebol Maycon Vinícius Ferreira da Cruz, o Nikão, do Athletico Paranaense. Os vereadores acataram a proposta na sessão plenária desta quarta-feira (10). O placar, na análise em primeiro turno, foi de 32 votos favoráveis, 3 contrários e 2 abstenções. A proposta de lei será submetida a nova deliberação, na próxima terça-feira (16), para então seguir para a sanção do prefeito. O título deve ser entregue em sessão solene dia 22 de novembro, às 19 horas.
Natual de Belo Horizonte, o atleta chegou a Curitiba em janeiro de 2015, para jogar pelo Athletico. Aqui foi o casamento com Izabela Luz Sampaio da Cruz e nasceram os dois filhos, Thiago Vinícius e João Gabriel. Em outubro passado, o homenageado completou 300 jogos pela equipe paranaense. Ele já conquistou os títulos da Sul-Americana em 2018, da Copa Levian em 2019 e da Copa do Brasil do mesmo ano.
Autor do projeto de lei, o vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) defendeu que a homenagem ao atleta “independe de torcida, porque vem por sua trajetória como esportista”. “Esta é maior honraria que Curitiba pode oferecer a um cidadão que não nasceu aqui”, reforçou o vereador, primeiro vice-presidente do Legislativo.