Introdutor do Krav Maga no Brasil vem a Curitiba para avaliar alunos

Redação Bem Paraná com assessoria

No dia 25 de maio, Curitiba vai receber o israelense Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-preta, 8º Dan), introdutor do Krav Maga no Brasil e diretor da Federação Sul Americana de Krav Maga, a única representante oficial da modalidade no Brasil, México e Argentina e detentora da marca Krav Maga no país.

Na ocasião, Grão Mestre Kobi realizará exame de graduação para os alunos do estado, além de palestre e demonstração para alunos e convidados.

Grão Mestre Kobi supervisiona pessoalmente a prática e a divulgação do Krav Maga em cada estado brasileiro e ainda na Argentina e no México, mantendo o alto nível ético e técnico dos instrutores e alunos. Trata-se de uma modalidade de defesa pessoal e não de um esporte. Isso implica em grande responsabilidade, pois estamos cuidando da vida das pessoas, explica Grão Mestre Kobi.

O Krav Maga foi desenvolvido na década de 40, por Imi Lichtenfeld, em Israel, para permitir a qualquer pessoa exercer o direito à vida. Dessa forma, não se trata de uma arte marcial e sim da única modalidade reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal. No Krav Maga não há competições, campeonatos ou medalhas. 

Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, o Krav Maga possibilita que qualquer cidadão comum, independentemente de força física, idade ou sexo, possa se defender de um agressor ou agressores maiores ou mais fortes, armados ou não. Hoje, civis e militares adotam a modalidade no mundo inteiro por sua eficiência em combate.

O Krav Maga no Brasil – Em janeiro de 1990, Grão Mestre Kobi chegava ao Brasil para implementar a técnica de defesa israelense. Grão Mestre Kobi começou a praticar o Krav Maga aos 3 anos de idade, com o criador desta modalidade, Imi Lichtenfeld, em Israel e foi o primeiro faixa-preta de Imi a sair de Israel para difundir o Krav Maga pelo mundo.

Grão Mestre Kobi se estabeleceu no Rio de Janeiro, onde fundou e hoje dirige a Federação Sul Americana de Krav Maga e, ao longo destes anos, vem realizando um trabalho extremamente sério e responsável, no intuito de manter o Krav Maga fiel à sua criação.

Ainda hoje, o método de prática e de ensino da FSAKM é o mesmo criado por Imi Lichtenfeld e utilizado em Israel. Grão Mestre Kobi supervisiona pessoalmente a prática e a divulgação do Krav Maga, mantendo o alto nível ético e técnico dos instrutores e alunos, seguindo os passos ditados por Imi.