Brasil e Japão se enfrentam às 7h30 (de Brasília), no Ajinomoto Stadium, nesta terça-feira. Esse é o segundo amistoso da seleção brasileira nessa Data Fifa. Na última sexta, goleou a Coreia do Sul por 5 a 0. Os jogos servem de preparação para a Copa do Mundo de 2026.
O jogo terá transmissão ao vivo de TV Globo, SporTV, GE TV e Globoplay.
Técnico
O técnico italiano Carlo Ancelotti vai para seu 6º jogo no comando do Brasil. Antes, somou 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota.s
Mudanças
Ancelotti vai começar o jogo com oito mudanças em relação ao duelo contra a Coreia do Sul. Só os volantes Casemiro e Bruno Guimarães e o atacante Vini Júnior seguem como titulares. Uma das novidades é o lateral-direito Paulo Henrique, ex-Paraná Clube.
“Os jogadores que estão aqui estão com motivação e têm que pensar que podem jogar. Um pouco de concorrência no time é bom para a motivação de cada jogador. Ter um time bem definido para a Copa do Mundo (é bom), isso é óbvio, mas eu acho que nesse momento avaliar como trabalham diferentes sistemas é uma boa solução”, explicou Ancelotti.
“Estou convencido que o time não pode jogar só de uma maneira, tem que jogar de diferentes maneiras. Não pode jogar só um sistema, tem que jogar com diferentes sistemas, porque temos a qualidade individual para fazer isso”, completou.
Esquema tático
Contra a Coreia do Sul, o Brasil jogou no 4-4-2, com Estêvão aberto pela direita e Rodrigo pela esquerda. Vini Jr e Matheus Cunha eram os atacantes. Esse quarteto, porém, tinha bastante liberdade de movimentação. Em vários momentos, o time usou o 3-2-5 para atacar, com o lateral Douglas Santos ficando atrás, ao lado dos zagueiros.
Nesta terça-feira, a seleção deve ficar formada no 4-3-3, com Casemiro como único volante. Bruno Guimarães (ex-Athletico Paranaense e estrela do Newcastle) e Lucas Paquetá serão os armadores, jogando um pouco à frente, como médios centralizados.
Na frente, o trio formado por Luiz Henrique, Martinelli e Vini Júnior terá muita liberdade de movimentação, sem um centroavante fixo.
Tabu
Brasil e Japão se enfrentaram 13 vezes na história. E os asiáticos nunca venceram.
- 13 confrontos
- 11 vitórias do Brasil
- 2 empates
- 0 vitória do Japão
- 35 gols do Brasil
- 5 gols do Japão
OS CONVOCADOS
Pela seleção japonesa, para enfrentar o Brasil
- GOLEIROS: Tomoki Hayakawa (Kashima Antlers), Keisuke Osako (Sanfrecce Hiroshima), Zion Suzuki (Parma)
- DEFENSORES: Yuto Nagatomo (FC Tokyo), Shogo Taniguchi (Sint-Truiden), Ko Itakura (Ajax), Tsuyoshi Watanabe (Feyenoord), Tomoya Ando (Avispa Fukuoka), Ayumu Seko (Le Havre), Junnosuke Suzuki (Copenhagen), Henry Heroki Mochizuki (Machida Zelvia),
- MEIAS: Wataru Endo (Liverpool), Daichi Kamada (Crystal Palace), Kaishu Sano (Mainz), Ao Tanaka (Leeds), Joel Chima Fujita (St. Pauli)
- ATACANTES: Takefusa Kubo (Real Sociedad), Junya Ito (Genk), Takumi Minamino (Monaco), Daizen Maeda (Celtic), Ritsu Doan (Eintracht Frankfurt), Ayase Ueda (Feyenoord), Shuto Machino (Borussia Monchengladbach), Keito Nakamura (Reims), Koki Saito (Queens Park Rangers), Yuki Soma (Machida Zelvia), Koki Ogawa (NEC Nijmegen),
Adversário desfalcado
O Japão não terá seu principal jogador. O ponta Mitoma, do Brighton (Inglaterra), lesionado. Os destaques da equipe são o volante Endo (Liverpool), o meia Kamada (Crystal Palace), os pontas Minamino (Monaco), Doan (Frankfurt) e Takefusa Kubo (Real Sociedad).
A seleção já está classificada para a Copa do Mundo, mas vive um 2025 irregular. Foram 2 derrotas (para Estados Unidos e Austrália), 3 empates (Paraguai, México e Arábia Saudita) e 2 vitórias (Indonésia e Bahrein).
Em 2024, o Japão teve uma temporada melhor, com 14 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.
Técnico
O técnico é Hajime Moriyasu, 57 anos, que está no cargo desde 2018, somando 64 vitórias, 14 empates e 17 derrotas. Antes, comandou o Sanfrecce Hiroshima, de 2012 a 2017, somando três títulos da primeira divisão nacional.
- JAPÃO x BRASIL
- Japão: Zion Suzuki; Seko, Watanabe e Junnosuke Suzuki; Ito, Sano, Tanaka e Nakamura; Minamino, Doan e Ogawa. Técnico: Hajime Moriyasu
- Brasil: Hugo Souza; Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Gabriel Martinelli e Vini Júnior
- Árbitro: Jong Hyeok Kim (Coreia do Sul)
- Local: Ajinomoto Stadium (Japão), terça-feira às 7h30 (de Brasília)
- TV: TV Globo, SporTV, GE TV e no Globoplay