Esportes Copa do Mundo

Japão x Brasil: escalações, onde assistir, 8 mudanças, novo esquema e tabu

Japão x Brasil: escalações e como assistir ao amistoso dessa terça-feira. Ancelotti faz 8 mudanças na equipe inicial e terá novo esquema tático

Silvio Rauth Filho
O lateral-direito Paulo Henrique, do Vasco e da seleção brasileira

O lateral-direito Paulo Henrique, do Vasco e da seleção brasileira: ex-Paraná Clube (Crédito: Divulgação/@RAFAELRIBEIRORIO/CBF)

Brasil e Japão se enfrentam às 7h30 (de Brasília), no Ajinomoto Stadium, nesta terça-feira. Esse é o segundo amistoso da seleção brasileira nessa Data Fifa. Na última sexta, goleou a Coreia do Sul por 5 a 0. Os jogos servem de preparação para a Copa do Mundo de 2026.

O jogo terá transmissão ao vivo de TV Globo, SporTV, GE TV e Globoplay.

Técnico

O técnico italiano Carlo Ancelotti vai para seu 6º jogo no comando do Brasil. Antes, somou 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota.s

Mudanças

Ancelotti vai começar o jogo com oito mudanças em relação ao duelo contra a Coreia do Sul. Só os volantes Casemiro e Bruno Guimarães e o atacante Vini Júnior seguem como titulares. Uma das novidades é o lateral-direito Paulo Henrique, ex-Paraná Clube.

“Os jogadores que estão aqui estão com motivação e têm que pensar que podem jogar. Um pouco de concorrência no time é bom para a motivação de cada jogador. Ter um time bem definido para a Copa do Mundo (é bom), isso é óbvio, mas eu acho que nesse momento avaliar como trabalham diferentes sistemas é uma boa solução”, explicou Ancelotti.

“Estou convencido que o time não pode jogar só de uma maneira, tem que jogar de diferentes maneiras. Não pode jogar só um sistema, tem que jogar com diferentes sistemas, porque temos a qualidade individual para fazer isso”, completou.

Esquema tático

Contra a Coreia do Sul, o Brasil jogou no 4-4-2, com Estêvão aberto pela direita e Rodrigo pela esquerda. Vini Jr e Matheus Cunha eram os atacantes. Esse quarteto, porém, tinha bastante liberdade de movimentação. Em vários momentos, o time usou o 3-2-5 para atacar, com o lateral Douglas Santos ficando atrás, ao lado dos zagueiros.

Nesta terça-feira, a seleção deve ficar formada no 4-3-3, com Casemiro como único volante. Bruno Guimarães (ex-Athletico Paranaense e estrela do Newcastle) e Lucas Paquetá serão os armadores, jogando um pouco à frente, como médios centralizados.

Na frente, o trio formado por Luiz Henrique, Martinelli e Vini Júnior terá muita liberdade de movimentação, sem um centroavante fixo.

Tabu

Brasil e Japão se enfrentaram 13 vezes na história. E os asiáticos nunca venceram.

OS CONVOCADOS
Pela seleção japonesa, para enfrentar o Brasil

Adversário desfalcado

O Japão não terá seu principal jogador. O ponta Mitoma, do Brighton (Inglaterra), lesionado. Os destaques da equipe são o volante Endo (Liverpool), o meia Kamada (Crystal Palace), os pontas Minamino (Monaco), Doan (Frankfurt) e Takefusa Kubo (Real Sociedad).

O volante Endo, do Liverpool (Crédito: Divulgação/Liverpool)

A seleção já está classificada para a Copa do Mundo, mas vive um 2025 irregular. Foram 2 derrotas (para Estados Unidos e Austrália), 3 empates (Paraguai, México e Arábia Saudita) e 2 vitórias (Indonésia e Bahrein).

Em 2024, o Japão teve uma temporada melhor, com 14 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

Técnico

O técnico é Hajime Moriyasu, 57 anos, que está no cargo desde 2018, somando 64 vitórias, 14 empates e 17 derrotas. Antes, comandou o Sanfrecce Hiroshima, de 2012 a 2017, somando três títulos da primeira divisão nacional.

⚠ Comunicar erro