campeoes olimpicos
Campeões (Foto: Hully Paiva/SMCS)

Atletas campeões olímpicos de vôlei com a seleção Brasileira participaram, na manhã deste sábado (25), em Curitiba, de uma partida para angariar donativos para os afetados pelas chuvas calamitosas no Rio Grande do Sul.

A partida terminou em 3 sets a 0 para a seleção das Estrelas (27 a 25; 25 a15 e 25 a 23), no Complexo do Tarumã, em Curitiba. Mas o resultado no placar foi o que menos importou numa manhã que uniu esporte, confraternização e solidariedade no Desafio Solidário do Voleibol.

Com o ginásio lotado, foram arrecadados 8 toneladas de alimentos, doados pelo público de 4,5 mil pessoas, destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Em quadra, grandes estrelas da história do voleibol masculino se reuniram para presentear o público que aceitou o convite para ajudar a população dos municípios gaúchos, trocando o ingresso por um quilo de alimento. Destaque para os curitibanos e campeões olímpicos Giba e Emanuel, além de Carlão, Rodrigão, Dante, Alison, Rhendrick e Clésio Prado.

“A primeira razão de nós estarmos aqui é uma razão social, mas também uma oportunidade de rever campeões olímpicos, e prestigiar atletas do vôlei do Paraná e de Curitiba. O curitibano mostra mais uma vez que tem o vôlei no sangue e lotou o Tarumã nesta grande festa solidária”, destacou Emanuel.

O curitibano de 51 anos é dono de três medalhas olímpicas no vôlei de praia, tricampeão mundial, maior vencedor do mundo do Circuito Mundial, com dez títulos e eleito atleta do século XX pela Federação Internacional de Voleibol.

O ex-ponteiro da seleção brasileira Giba, dono de três títulos mundiais, do ouro olímpico de Atenas 2004 e das duas pratas em Olimpíadas também ressaltou a necessidade de contribuir com a situação de emergência no estado gaúcho. “Sabemos muito bem da importância de o esporte também contribuir. E esse jogo tem uma causa solidária e também ressalta os talentos do vôlei aqui do Paraná e de Curitiba”, disse.

Todos unidos
Alison, ex-dupla de Emanuel, com quem conquistou a prata olímpica, em Londres-2012, antes do ouro na Rio-2016, veio do Espírito Santo e trocou a areia pela praia para também contribuir. “Todo mundo se une. Hoje, é o pouquinho que a gente pode fazer e nós, como esportistas, estamos aqui para fazer a nossa parte”, falou.

O evento é uma parceria da Prefeitura de Curitiba com o Governo do Estado e a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e faz parte da etapa de Curitiba e Região Metropolitana dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) e do Dia Nacional do Desporto Escolar.

“Curitiba aderiu a essa oportunidade de ajudar o Rio Grande do Sul, que tanto está precisando, mostrando que quando o esporte é requisitado, é convocado, ele dá resposta social. Temos de agradecer essa vontade e desprendimento dos atletas olímpicos em contribuir, motivando todo esse público em vir até aqui”, destacou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr.

20 anos de dois ouros
A partida também celebrou os 20 anos da segunda medalha de ouro olímpica da seleção masculina de vôlei, em Atenas-2004 e o primeiro ouro olímpico no vôlei de praia masculino, conquistado com a dupla Ricardo e Emanuel.

“O povo brasileiro é muito solidário. E nada melhor do que o esporte incentivar isso cada vez mais. É sempre bom ter o reconhecimento do nosso título e gostamos muito de estar juntos e participar de ações como esta”, disse o ponteiro Dante, atleta da seleção do ouro olímpico em 2004.

Casa cheia
O curitibano mostrou que gosta de vôlei e que é uma diversão em família: pais, mães e filhos foram encheram as arquibancadas. A técnica em Saúde Bucal Eliane Elize Watter, 43 anos, e o marido, Marcos, tiraram os filhos, Morgana e Nicolas, cedinho da cama para assistirem à partida. O curitibinha era o mais animado, já que começou, há pouco, a jogar vôlei. “E também viemos para ajudar. Toca nosso coração ver a situação no Rio Grande do Sul”, disse Eliane.

Jogadores
Disputaram o Desafio Solidário de Voleibol, pela Seleção de Curitiba: Gustavo Volci; Jean Marques; Henrique Moreira; Fabiano da Silva; Milton Caputo Junior; Rodrigo da Rossa; Cleder Vital; Marcos Al-Bdywoi; Rafael Berberi; Alexandre José dos Santos; Carlos Eduardo Nogueira, João Victor Novakowski; Eduardo Lindner e Ricardo Muniz.
Pela seleção das estrelas, jogaram Lukinhas; Tales; Guilherme Kachel; Jean; Clésio Prado; Rhendrick; Rodrião, Dante, Alison, Carlão, Emanuel e Giba.