LUTA
Foto: Reprodução

Jon “Bones” Jones , ex-rei dos meio-pesados, ganhou as manchetes recentemente por expressar seu desejo de lutar contra o brasileiro Alex “Poatan” Pereira em vez do americano de origem croata Stipe Miocic. Jones estreou em março deste ano na categoria Peso Pesado e ganhou a luta contra o francês Ciryl Gane com uma guilhotina.

Na sequência, repercutiu o que seus fãs no X sugeriram, um confronto com Poatan como a possível maior luta da história do MMA. Mas o presidente do UFC, Dana White, confirmou para os amantes das artes marciais mistas e jogadores da Gamdom Sports que a defesa do cinturão se mantém entre Jones e Miocic.

“Se Alex Pereira virar o campeão dos pesados, vocês vão considerá-lo o GOAT (melhor de todos os tempos, na sigla em inglês)? Voltar a treinar realmente me fez pensar diferente. Depois de Miocic, essa luta talvez seja o maior movimento que posso fazer. Esse matador já derrubou tantos campeões e já é considerado uma lenda por milhões ao redor do mundo. A maior luta que o UFC poderia fazer. Dar uma chance para Alex vingar todos os grandes campeões brasileiros que derrotei”, disse Jon Jones no X.

Poatan não descartou o combate. “É um pouco difícil responder essa pergunta porque não depende de mim. Ele falou que gostaria dessa luta. Esse é meu trabalho, lutar. Agora é a organização dar uma resposta e a gente vê o que acontece”, disse o brasileiro durante um evento do UFC no Rio de Janeiro.

Já Miocic demonstrou o entusiasmo de sempre. “Com certeza. É isso que eu quero”, disse no JAXXON Podcast. “Vou esperar. Eu não me importo, eu quero essa luta”, concluiu acrescentando que acredita que a luta deve acontecer em novembro deste ano, mesmo mês em que previsto que acontecesse em 2023.  

Um local oficial ainda não foi determinado, mas quando questionado diretamente sobre Nova Iorque, Dana White confirmou sutilmente com seu sorriso icônico e um sucinto “parece certo”.

Combate entre Jones e Miocic teve que ser adiado

Jon Jones estava pronto para defender seu título de peso pesado pela primeira vez no UFC 295 em novembro de 2023 contra o peso pesado e ex-campeão Stipe Miocic. Mas na preparação para a luta, rompeu o tendão peitoral e a longa recuperação colocou o combate em pausa. 

Analistas destacam que essa foi uma década pouco ativa para Jones. Ele lutou duas vezes nos últimos quatro anos, garantindo a defesa final do título dos meio-pesados com uma decisão unânime sobre Dominick Reyes, antes de conquistar o título indiscutível dos pesos pesados contra Ciryl Gane. Mas desde que se lesionou, o confronto permaneceu em segundo plano.

Miocic, de 41 anos, é um canhoto com forte experiência no boxe. Além disso, seu wrestling permite que se defenda se quedas e fique de pé, onde é mais perigoso.

Jones é conhecido por sua flexibilidade e estilo de luta pouco ortodoxo, com destaque para o muay thai e wrestling. Suas principais vitórias se deram com socos e guilhotinas. 

O que esperar dessa luta? Confira os principais golpes do MMA usados por Jones e Miocic

Os fãs podem esperar uma partida de xadrez entre esses dois lutadores inteligentes. Jones provavelmente tentará utilizar seu wrestling para controlar a luta e desgastar Miocic, enquanto Miocic tentará acertar um contra-ataque poderoso para encerrar a luta em um instante.

Técnicas de luta mais usadas por Jon Jones

Chutes laterais: usados por Jones para manter os oponentes afastados, atrapalhar seu ritmo e danificar suas pernas.

Cotoveladas e joelhadas: Jones é excelente no uso de cotovelos e joelhos no clinche, criando ângulos agudos e causando danos significativos.

Quedas: Jones é um lutador fenomenal com uma variedade de técnicas de quedas, incluindo arremessos.

Técnicas de luta mais usadas por Stipe  Miocic

Boxe: Miocic tem uma base sólida de boxe, utilizando jabs poderosos, socos diretos e ganchos.

Overhand de direita: sua arma característica é uma poderosa direita overhand que lhe rendeu muitos nocautes.

Contra-ataque: Miocic é um contra-ataque paciente, esperando pelos erros do oponente para liberar seu poder.

Este confronto de pesos pesados com certeza será uma batalha para sempre. Embora Jones possa ter preferido um oponente diferente, uma vitória sobre Miocic solidificaria seu status como rei dos pesos pesados e silenciaria quaisquer dúvidas remanescentes após sua subida de peso.