O vereador Dalton Borba e o jornalista Lycio Vellozo Ribas (Crédito: Divulgação/CMC/Carlos Costa)

A Câmara Municipal de Curitiba entregou na terça-feira, 4, o Prêmio Mérito Esportivo, durante sessão solene que reuniu os destaques da área esportiva do município de Curitiba. A honraria é concedida desde 1991 e é destinada aos que “prestaram inegáveis serviços ao desporto curitibano”, para atletas, técnicos de futebol, jornalistas esportivos e dirigentes de clubes.

Na edição deste ano, 26 personalidades foram homenageadas pelos vereadores e vereadoras de Curitiba. Eles foram escolhidas em razão de “inegáveis e assinalados serviços ao desporto curitibano através de conquistas atingidas ou convocações a representações nacionais, bem como mediante trabalho efetivo na área do esporte, quer na condição de atleta, de membro de comissão técnica, de dirigente ou jornalista esportivo”. Clique aqui para ver todos os premiados.

Entre os homenageados está o jornalista esportivo Lycio Vellozo Ribas, secretário de redação do jornal e portal Bem Paraná, que escreveu O Livro de Ouro das Copas, lançado no ano passado, antes da Copa do Mundo, com histórias e curiosidades sobre a história dos Mundiais.

Lycio Vellozo Ribas é graduado em Publicidade e em Jornalismo pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), é jornalista esportivo desde 1998, ano em que começou a trabalhar no Jornal do Estado (atual Bem Paraná), em Curitiba. Era subeditor de esportes durante a Copa do Mundo de 1998. Depois, chegou aos cargos de editor de esportes e secretário de redação, que ocupou durante as Copas de 2002, 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022. O gosto por pesquisar sobre futebol começou em 1982. Aficcionado por Copas do Mundo, o autor fez desde então uma busca incessante por informações sobre o maior espetáculo da Terra, o que o levou a produzir obras sobre os Mundiais.

Para o vereador Dalton Borba autor da proposição para homenagear o jornalista Lycio Vellozo Ribas, “o capricho que o trabalho do Lycio apresenta, como jornalista e autor, é uma forma brilhante de prestar respeito ao esporte nacional e valorizar a história dos profissionais da área”, destaca.