O Liverpool fez uma homenagem ao atacante português Diogo Jota e seu irmão, André Silva, neste domingo (13 de julho), na primeira partida do clube desde a morte da dupla, no último dia 3, em um acidente automobilístico na Espanha. O jogo foi contra o Preston North End e foi realizado em Deepdale, estádio do time da segunda divisão da Inglaterra. No final, vitória por 3 a 1 dos atuais campeões ingleses.
Antes do jogo, o hino do Liverpool foi tocado e o capitão do Preston North End, Ben Whiteman, colocou uma coroa de flores diante da torcida visitante. As duas equipes jogaram com braçadeiras pretas e fizeram um minuto de silêncio antes do apito inicial.
“O que nos conforta é que em seu último mês de vida Diogo Jota foi campeão de tudo”, afirmou o técnico do Liverpool, Arno Slot. “Um campeão para sua família, que é o principal, porque se casou. Um campeão para seu país, porque ganhou a Liga das Nações e sempre trazia a bandeira de Portugal para nossas comemorações. E um campeão para nós por ganhar o Inglês”, completou o técnico.
O atacante egípcio Mohamed Salah foi titular e capitão do time. Van Dijk e Robertson não foram relacionados para o jogo, mas estiveram no estádio. Nas arquibancadas, torcedores cantaram várias vezes lembrando do atacante, que morreu aos 28 anos.
Na sexta-feira, o Liverpool aposentou a camisa 20, que era usada pelo português. Durante a semana, Slot e vários jogadores visitaram as homenagens feitas ao redor do estádio Anfield. “Sempre o levaremos conosco em nossos corações e em nossos pensamentos, aonde quer que formos”, afirmou o técnico.
Contra o Preston North End, Slot usou times totalmente diferentes em cada um dos tempos da partida. Conor Bradley, Darwin Nuñez e Gakpo marcaram para o Liverpool, e Liam Lindsay fez o gol do time da casa.
A primeira partida oficial do atual campeão inglês na temporada 2025/2026 será no dia 10 de agosto, contra o Crystal Palace, pela decisão da Supercopa da Inglaterra.