LANÇAMENTO DO CAMPEONTO PARANAENSE HELIO CURY FILHO
Lançamento da transmissão do Campeonato Paranaense 2025 pela RIC (Foto: Franklin de Freitas)

Opções de onde e como assistir o Campeonato Paranaense 2025 é o que não vai faltar para o torcedor. Nesta quinta-feira (12 de dezembro) o Grupo RIC lançou a transmissão da competição para o próximo ano, com a promessa de fazer a maior cobertura já vista do estadual. O investimento faz parte de uma aposta da Record em colocar o esporte (e em especial o futebol) como destaque na sua grade, inclusive com a regionalização das transmissões. E com ele, o futebol paranaense voltará a ter destaque numa grande emissora de TV aberta após quatro anos. Além disso, o campeonato seguirá sendo transmitido pela TV Paraná Turismo em rede aberta. Além da NSports (no streaming) e dos serviços próprios dos clubes, como a Rede Furacão (do Athletico) e a TV Coxa Prime (do Coritiba).

“Nós estamos voltando ao histórico da Record dos grandes eventos esportivos. O Brasileirão, nós já temos 38 jogos. Temos o Campeonato Paulista e também a nossa tendência para 2025 é fecharmos entre 10 e 15 campeonatos regionais. Além do Paranaense aqui, a gente tem o Campeonato Alagoano já fechado, tem o Campeonato Goianiense já fechado também, Brasília fechado, Sergipe, e a gente está em vias de fato com Roraima, Acre. A nossa tendência é essa, não só para 2025, mas também para 2026, 2027, 2028: é estarmos presentes nos campeonatos regionais, além, obviamente, do Brasileirão, que vai ter mais quatro anos [de contrato e transmissão] pela frente”, destaca André Dias, superintendente de Rede da Record.

“Um dos melhores campeonatos dos últimos anos”, espera presidente da Federação

Presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury disse que a expectativa é de um grande campeonato em 2025, com boas partidas durante toda a competição. Embora tenha lamentado o rebaixamento do Athletico para a Série B do Campeonato Brasileiro, algo que enxerga como ruim para o futebol paranaense, ele destacou que o estadual será um dos melhores já disputados.

“Teremos o retorno do Paraná Clube e, com isso, a gente volta a ter o Trio de Ferro da Capital na primeira divisão. Também temos a volta do Rio Branco, o que nos faz reviver um grande clássico, dos primeiros que nós tivemos, que é o Rio Branco e Coritiba. Então será um campeonato recheado de grandes jogos, todos os times já estão em treinamento, já estão se desenvolvendo para o campeonato. A gente tem certeza que vai ser um dos melhores campeonatos, com certeza, dos últimos anos.”

Futebol paranaense em evidência nacional e até internacional

Segundo Leonardo Petrelli, presidente do Grupo RIC, a ideia é não só utilizar a RICtv, mas toda a estrutura de mídia da RIC para colocar o futebol paranaense em evidência. “Estamos entrando não só com a TV, mas com toda a plataforma de mídia, para que possamos, através das transmissões e dos outros programas, colocar o futebol do Paraná em evidência. E aí nós vamos dar destaque não só ao futebol da capital, mas ao futebol de todas as regiões: Londrina, Maringá, Cascavel… Enfim, todas as cidades que merecem esse destaque”, afirma ele, assegurando que a ideia da RIC é continuar com a parceria e a transmissão do Campeonato Paranaense por muito tempo. “A ideia é fazer com que todos os próximos anos continue sendo do Grupo RIC.”

Já André Dias destaca que essa integração entre RIC e Record poderá garantir, inclusive, destaque nacional e até internacional para a competição. Isso porque o futebol paranaense aparecerá, por exemplo, num programa que será exibido após o Domingo Espetacular, justamente para falar de esporte. Além disso, haverão também entregas dentro de programas como Balanço Geral, Cidade Alerta, Fala Brasil e Jornal da Record, além do portal R7.

“Nós temos uma grande dimensão dentro do digital e a nossa entrega também internacional. Nós hoje temos o nosso sinal em mais de 150 países e todos os continentes, através da Record Europa, Record América, a Ásia. Eles embarcam o nosso jornalismo, que é distribuído internacionalmente. E o tema esporte vai estar lá dentro também, sendo mostrado e transmitido para o mundo. O alcance é espetacular”, assegura o superintendente.

LANÇAMENTO DO CAMPEONTO PARANAENSE
ANDRE DIAS
André Dias, superintendente de rede da Record: investimento forte no futebol (Foto: Franklin de Freitas)

Jogos todos os sábados na TV aberta

Na RIC, pelo menos 15 jogos serão transmitidos ao longo do Campeonato Paranaense, com transmissões em TV aberta todos os sábados. Além dos jogos que serão transmitidos, no entanto, a ideia é que outras partidas também sejam acompanhadas pela RIC, para que ganhem destaque nas janelas regionais de jornalismo.

“Também é uma nova era para a RICtv, agora pegando essa parte do futebol, que até agora pouco era da Globo. Essa é a ideia, fazer com que venha para a RIC e permaneça na RIC. É uma cultura de esporte, fazer com que o esporte seja mais valorizado. A gente está fazendo um empenho enorme de divulgar e transmitir o maior número de jogos possíveis em horários importantes, de grande visibilidade, para que a gente possa dar destaque ao futebol da forma como ele merece”, comenta Leonardo Petrelli.

André Dias, por sua vez, promete ao torcedor paranaense um “show de transmissão”, com boa captação e distribuição de imagens e muita entrega. “E o incentivo às famílias voltarem aos estádios, assistir em loco, não só através, obviamente, da transmissão, que vai ser uma transmissão aberta, gratuita e multiplataforma, mas que também a gente espera ver os estágios com um grande público. Isso vai gerar receita. Receita pro clube é salário em dia, e salário em dia o atleta joga satisfeito.”

LANÇAMENTO DO CAMPEONTO PARANAENSE
LEONARDO PETRELLI
Leonardo Petrelli, presidente do Grupo RIC: “Dar ao futebol paranaense a evidência que ele merece” (Foto: Franklin de Freitas)

Modelo de disputa do Campeonato Paranaense

A disputa do Campeonato Paranaense envolverá 12 equipes. A competição terá início no dia 11 de janeiro e sua primeira fase se encerrará em 15 de fevereiro, com a disputa de 66 partidas nessa primeira etapa.

Depois da fase inicial, disputada em turno único, oito clubes avançam ao mata-mata, enquanto os dois últimos colocados são rebaixados para a Segundona. A partir das quartas de final, as partidas passam a ser disputadas em ida e volta até a grande final.

A partida inaugural da competição será o Jogo dos Campeões, entre Athletico x Paraná Clube, na Ligga Arena.

As equipes que participam do campeonato, por sua vez, são as seguintes:

Andraus

Athletico

Azuriz

Cianorte

Coritiba

Cascavel

Londrina

Maringá

Operário

Paraná Clube

Rio Branco

São Joseense