Mais dois levantadores de peso devem perder medalhas olímpicas por doping

Estadão Conteúdo

Mais dois levantadores de peso estão perdendo suas medalhas dos Jogos Olímpicos de 2012 por causa de doping. A Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF, na sigla em inglês) disse que os romenos Roxana Cocos e Razvan Martin tiveram detectadas a presença de esteroides proibidos após suas amostrar serem testadas novamente com o uso de tecnologias mais modernas.

A IWF disse que a amostra de Cocos continha dois esteroides proibidos, enquanto a de Martin estava com três. Com isso, eles se juntam a mais de 50 outros levantadores que falharam nas reanálises dos testes antidoping dos Jogos de 2008 e de 2012, que deixaram o quadro de medalhas quase irreconhecível em comparação com os resultados originais.

Cocos foi medalhista de prata na categoria feminina até 69kg. Se ela for desqualificada, a levantadora casaque Anna Nurmukhambetova herdaria o segundo lugar,

enquanto Ubaldina Valoyes, da Colômbia, ficaria com a medalha de bronze.

Martin ganhou o bronze no evento masculino de 69kg e sua medalha pode passar para o norte-coreano Kim Myong-Hok. Martin já foi suspenso uma vez por doping, entre 2013 e 2015. Um levantador turco que não ganhou uma medalha, Erol Bilgin, também pode ser desqualificado. Ele foi o oitavo na disputa masculina até 62kg.

Os resultados chegam em um momento em que a IWF está sob pressão sobre acusações de encobrimentos de doping e irregularidades financeiras, algo que a organização nega. O Comitê Olímpico Internacional solicitou que as acusações sejam investigadas pela Agência Mundial Antidoping.