Macaris do Livramento e Rosilete dos Santos (Crédito: Franklin de Freitas)

Lutadores nunca param de lutar. As primeiras batalhas começam cedo, ainda na infância, e não terminam quando o atleta se aposenta.

Primeiro, é preciso lutar por condições para treinar, para comprar o material esportivo, para ter dinheiro para passagem… Depois, batalhar por patrocinadores, prêmios e estrutura, ao mesmo tempo que enfrenta adversários, injustiças e obstáculos naturais da jornada de qualquer atleta.

Nem a conquista de um título mundial dá descanso. Depois de receber um incontestável cinturão de melhor do mundo, é preciso lutar por reconhecimento.

Por fim, chega a hora de pendurar as luvas. As lutas, porém, não param. A partir desse momento vem a batalha para forjar a nova geração de lutadores. Preparar os próprios filhos e os filhos dos outros, ou seja, os alunos.

É essa a luta eterna que conta um pouco da jornada de Rosilete dos Santos e de Macaris do Livramento, que ganharam títulos mundiais dentro do ringue, formaram novos lutadores no Centro de Excelência do Boxe e viraram exemplo para os filhos.

O casal colecionou vitórias pessoais, esportivas e pessoais nas últimas quatro décadas. E agora parte para mais uma batalha: a conquista da casa própria.

Em 15 de novembro de 2023, os campeões mundiais de boxe preparam o ‘casamento do ano’. São 350 convidados para o evento, na deslumbrante Chácara Illustratti, em São José dos Pinhais. Em vez de passar a tradicional lista, o casal pede que os convidados não deem presentes, mas que ajudem na aquisição da casa própria, doando uma quantia em dinheiro. A residência custa R$ 250 mil.

Repleto de convidados especiais, a festa não será uma mera cerimônia. “Vai ser praticamente um show. Vai ser bem diferente do tradicional e bem descontraída, mas não posso adiantar os detalhes”, garante Rosilete. “Todo mundo vai gostar, vai guardar na memória”, diz a ex-boxeadora.

Rosilete e Macaris moram na mesma casa desde 2006, em São José dos Pinhais. E até hoje pagam o aluguel regularmente.

Nesse período, lutaram pelo Centro de Excelência de Boxe, com aulas gratuitas de boxe para a população, e ajudaram centenas de famílias da região com diversos eventos beneficentes. No entanto, deixaram a luta pela casa própria para os últimos capítulos dessa jornada.

Dinheiro arrecadado será para compra da casa, mas pode ajudar outras famílias

Macaris do Livramento, 63 anos e campeão mundial de boxe nos anos 90, explicou que o dinheiro arrecadado com o casamento será usado para comprar a casa própria. O valor da residência é R$ 250 mil. “Mas não estabelecemos uma meta, nem estipulamos um valor para os convidados. Cada um contribui com o que for possível”, afirma. “Se a gente arrecadar menos, não queremos ficar frustrados. Se a gente arrecadar mais, vamos ficar felizes. E uma promessa aqui: o que passar do valor da casa, a gente vai reverter em cestas básicas para as pessoas que a gente sempre ajudou”, conta.

“Se não conseguir, não tem problema. O bom é que todo mundo vai se divertir, vamos estar juntos e vamos rir muito. É uma tentativa”, afirma Rosilete.

A residência é a mesma que o casal mora desde 2006, pagando aluguel. “É uma casa de 48 metros quadrados, no Parque São José, bem em frente ao estádio do Pinhão”, diz Macaris.

Quem não foi convidado para o casamento também pode contribuir com o sonho do casal campeão mundial de boxe, depositando na conta de Rosilete dos Santos na Caixa Econômica (Agência 0406, Op: 013 Poupança, Conta 00199523-4) ou na Chave Pix 4199928-9928.

O casal não terá despesas com a cerimônia do casamento. O local, por exemplo, foi cedido pelo casal Ana e Leonel, proprietários da chácara Illustratti, em São José dos Pinhais. Aliás, a ideia dessa festa para arrecadar recursos para os campeões de boxe partiu dos donos da chácara. “Eles vão nos ajudar em tudo”, conta Rosilete.

Parceiros do Casamento dos Campeões

  • Chácara Illustratti
  • Artt’Fest Eventos
  • Albanir Chopp
  • Nilma Noivas
  • Márcia Alves maquiagem
  • Umpontosete fotos e vídeos
  • Roccoplan gráfica
  • Suzi Martins Nail Design
  • Ariete Carvalho e Stella Tardivo
  • Dj Júnior Sapula
  • BFF Produções e Eventos
  • Stylebygapp
  • Prata e Arte

Como ajudar na luta do casal
– Quem quiser contribuir para a casa própria pode depositar qualquer valor
Caixa Econômica
Agência 0406
Op: 013 (Poupança)
Conta 00199523-4
Rosilete dos Santos
Ou Chave Pix 4199928-9928

Lista de convidados tem campeões no esporte, empresários, amigos e políticos

A lista de convidados para o ‘Casamento dos Campeões’ tem 350 nomes. Entre os padrinhos, estão Ademir Alcântara (ex-jogador do Coritiba e do Benfica, Culik (ex-goleiro do Athletico Paranaense), Gisele Miró (presidente do Curitiba Vôlei e ex-tenista), Nina Singer (prefeita de São José dos Pinhais), Thiago Buhrer (deputado estadual), Tico Kusma (vereador de Curitiba), Jasson Goulart (jornalista) e Marcelo Dias Lopes (jornalista).

“A gente não ganhou dinheiro com o boxe, mas ganhou carinho, respeito e a amizade das pessoas”, afirma Macaris do Livramento. Além dos convidados famosos, o casal também chamou amigos dessa longa estrada da vida. “Convidei o Neri, que sempre montou os ringues pra mim quando eu lutava e que é catador de papel, trabalha com lixo reciclável. E convidamos o doutor Geninho, um dos sócios da Neodent”, conta.

Rosilete dos Santos em ação, em 2010 (Crédito: Franklin de Freitas)

O casal também convidou os ex-jogadores Alex (ídolo do Coritiba), Jetson (Coritiba), Luisinho Netto (Athletico), Goiano (Paraná Clube) e outros integrantes do time de masters Amigos do Macaris. Valeskinha, multicampeã de vôlei, é outra convidada especial. E ainda estão na lista Aguinaldo Coelho de Farias (presidente do Athletico Paranaense), Ratinho Junior (governador do Paraná), Eduardo Pimentel (vice-prefeito de Curitiba), Roney Rodrigues Pereira (superintendente do Bem Paraná) e doutor Costantino Constantini (Hospital Constantini).

Casal se conheceu em 1998 e romance virou livro

A história do casal Rosilete dos Santos, 48 anos, e Macaris do Livramento, 63 anos, começou em 14 de abril de 1998. Nessa data, o boxeador foi lutar em Castro, no Interior do Paraná, cidade de Rosilete.

Na época, Rosilete precisava fazer um trabalho para a escola e escolheu entrevistar o campeão mundial que visitava a cidade. No fim da conversa, Macaris deu um autógrafo especial para ela, desenhando um coração. “Ela guarda até hoje esse coração”, afirma o ex-boxeador.

Macaris, a filha Nicoly e Rosilete, em 2008 (Crédito: Franklin de Freitas)

Nascida em Castro, Rosilete trabalhou na roça e como empregada doméstica até 1998, quando começou a trabalhar com Macaris, treinando boxe durante parte do dia e ajudando na montagem dos ringues. Estreou no boxe amador em 2001. Em 2003, iniciou no boxe profissional. Em 2008, tornou-se a primeira lutadora nascida do Brasil a conquistar um título mundial de boxe, vencendo o cinturão da Comissão Mundial de Boxe. Em 2011, ganhou o título mundial da WIBA (Women’s International Boxing Association).

A história do casal campeão mundial de boxe também virou livro. Em 2013, o jornalista Osny Tavares lançou ‘A Quatro Punhos’. Rosilete parou de lutar profissionalmente no mesmo ano, em 2013, aos 38 anos.

Macaris no Centro de Excelência do Boxe (Crédito: Franklin de Freitas)

Macaris do Livramento nasceu em Lauro Muller (SC) e se mudou com a família para Lages (SC) em 1966. Chegou a Curitiba em 1971. Desde então, construiu uma história no boxe, virou torcedor ilustre do Athletico Paranaense, participou de um filme e teve parte da sua vida narrada em um livro. Estreou no boxe amador em 1986 e somou 22 vitórias em 24 lutas. Começou boxe profissional em 1992. Em 1996, conquistou o título de Campeão das Américas. Em 1997, foi Campeão Mundial da WPC.

Em 2005, Macaris ampliou sua ‘galeria da fama’ ao participar do filme nacional Heróis da Liberdade. “Fiz o papel de Macaris mesmo e lutei com o Marcelo Zulu (ex-Big Brother Brasil)”, conta o boxeador. Em 2010, participou das gravações do longa-metragem Circular, filmado em Curitiba e que tinha Letícia Sabatella no elenco.