hal-gatewood-AzDHa9F9uBY-unsplash
Foto: Unsplash

Historicamente, o Santos sempre foi considerado o grande celeiro de novos talentos brasileiros, revelando Pelé, Robinho, Neymar e tantos outros craques. No entanto, o domínio do Peixe tem sido desbancado nos últimos pela categoria de base do Palmeiras, que tem revelado inúmeros jovens talentos ao futebol nacional.

Através de nomes como Gabriel Jesus, Gabriel Menino e Endrick, o verdão vem construindo uma era gloriosa. Foram 4 Brasileirões, 2 Libertadores, 2 Copas do Brasil, 4 Campeonatos Paulistas, entre outros títulos nos últimos 10 anos, sempre com participações importantes dos jogadores das categorias de base.

De Gabriel Jesus à inédita Taça São Paulo

Apesar dos inúmeros títulos conquistados no século XX, o Palmeiras nunca foi considerado uma grande potência na revelação de grandes jogadores. Até o século passado, o maior atleta revelado pelo verdão certamente foi São Marcos, o goleiro do penta.

Essa história começa a mudar no início do século XXI, quando o Palmeiras revelou nomes como Vagner Love, Diego Cavalieri e Elias, embora esse não tenha sido aproveitado no time principal.

No entanto, a grande virada de chave do verdão foi em 2015, quando o então garoto Gabriel Jesus se torna uma das grandes estrelas do título da Copa do Brasil e é eleito o craque do Campeonato Brasileiro do mesmo ano. O jogador ainda ganha o Brasileirão de 2016 e, no ano seguinte, é vendido ao Manchester City, na maior venda do Palmeiras até então: 32,75 milhões de euros.

Nessa mesma época, o verdão fecha a parceria com a Crefisa e passa a investir pesado nas categorias de base, tendo sido o time brasileiro com maior investimento em jovens talentos dos últimos 5 anos até aquele momento.

Com a chegada de Abel Ferreira, em novembro de 2020, e sua filosofia de utilizar atletas jovens no time principal, o Palmeiras se consolida como o time brasileiro que melhor aproveita seus talentos. Em pouco mais de 3 anos, o treinador português acumula 10 títulos, com todos eles tendo pelo menos 1 jogador da base no time principal, como Danilo, Gabriel Menino, Endrick, Gabriel Veron e Patrick de Paula.

Nesse período, o Palmeiras ainda conquistou os inéditos títulos da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022 e 2023, demonstrando que hoje em dia, inegavelmente, o time é uma potência em produzir grandes jogadores ao futebol.

Endrick e a geração de 2006

O grande exemplo da força atual das categorias de base do Palmeiras é o atleta Endrick. Promovido ao profissional em 2022, o garoto fez história ao ser o mais jovem a marcar gol pelo verdão, com apenas 16 anos e 3 meses. O atleta chama a atenção por sua finalização, poder de decisão e porte físico, sendo um atleta considerado extremamente maduro apesar da pouca idade.

O atacante está de malas prontas para chegar ao Real Madrid em julho deste ano, sendo a maior venda do Palmeiras da história e a 2ª maior do futebol brasileiro, perdendo apenas para Neymar. Para muitos, inclusive, Endrick é a maior promessa do futebol nacional desde que o menino da vila estreou no Santos, em 2009.

Mas Endrick não é o único grande jogador palmeirense de sua safra. Em uma publicação do jornal The Guardian de 2023, que elegeu os 60 melhores jogadores do mundo nascidos em 2006, Luis Guilherme, meio campista importante do elenco atual, e Vitor Reis, zagueiro do sub-20 do verdão, aparecem na lista junto a Endrick.

Tudo isso sem falar do Estêvão Willian, o messinho do Palmeiras, atacante titular com apenas 17 anos. O jogador tem atraído a atenção de grandes clubes europeus e é questão de tempo até ser anunciada sua venda.

Enquanto esses craques permanecem no verdão, pode-se apostar no desempenho individual deles nas melhores casas de apostas do Brasil. Nesses sites, é possível dar palpites não só no resultado do jogo, mas também em estatísticas como gols, chutes, assistência ou cartões de jogadores individuais.

Outros clubes que investem na categoria de base

alliance-football-club-zLz8k5iQ1ZU-unsplash
Foto: Unsplash

É difícil dizer qual o clube brasileiro com a melhor estrutura de base atualmente. O concorrente direto do Palmeiras é o Flamengo, que tem a seu favor a consolidação mundial de crias como Vini JR, titular absoluto da seleção brasileira, e Lucas Paquetá, quem vem se consolidando no meio-campo brasileiro.

O time carioca, inclusive, é o que mais investiu e mais lucrou com a categoria de base nos últimos 5 anos. A favor do Flamengo também está o extenso histórico de revelar atletas importantíssimos ao futebol brasileiro e mundial, como Zico, Júnior, Júlio César e Adriano Imperador.

O São Paulo também é outra potência das categorias de base. Somente neste século, o tricolor paulista revelou inúmeros craques ao futebol mundial, como Casemiro, Oscar, Eder Militão, Hernanes, Lucas Moura e David Neres.

Independentemente de qual seja o clube que mais revela jogadores, os brasileiros só têm a ganhar com os talentos de Endrick, Vini Jr, Rodrygo e outros jovens craques que renovam a seleção brasileira.

Quem gosta de futebol, não deve perder as notícias do Bem Paraná para ficar atualizado sobre as principais novidades do time do coração.