
Um dos grandes atrativos de cada temporada da NBA é monitorar o desempenho dos melhores calouros (ou rookies, como são chamados nos Estados Unidos). Os jogadores jovens que todo ano chegam à competição se tornam as grandes apostas na NBA para o futuro da melhor liga de basquete do mundo. E alguns deles conseguem se destacar para ter um impacto direto desde o primeiro momento das suas carreiras.
É o caso de Evan Mobley. O ala-pivô dos Cleveland Cavaliers foi, desde o primeiro dia, o melhor calouro da temporada. Terceira escolha no draft, Mobley se destacou logo pelos seus sólidos fundamentos, a maturidade do seu jogo e uma capacidade defensiva pouco frequente em jogadores jovens. Além disso, os Cleveland Cavaliers são a grande surpresa da temporada e lutam para ser o melhor time na Conferência Leste.
Mobley e Cunningham, os melhores calouros da NBA
O papel de Mobley no sucesso da temporada dos Cavs é o melhor argumento do jovem pivô para se candidatar ao prêmio de melhor calouro da temporada. O seu grande rival na conquista do título será Cade Cunningham. O armador dos Detroit Pistons foi escolhido no primeiro lugar do draft de 2021 após dois anos jogando na Universidade de Oklahoma State. O Detroit Pistons é um dos piores times da NBA e isso pareceu afetar o jogo de Cunningham no começo da temporada.
Mas, chegando à metade da competição e depois de superar uma lesão de tornozelo, Cunningham foi mostrando o potencial de um armador de 2 metros, capaz de converter a bola de três pontos e defender várias posições do rival. Cunningham se tornou o jogador mais jovem da história da NBA a conseguir um triplo duplo e a perspectiva é que seja o líder da histórica franquia de Michigan.
Longe de Mobley e de Cunningham, outros calouros estão deixando sua pegada nos seus primeiros jogos na NBA. O terceiro na lista de rookies que mais chamam a atenção é Scottie Barnes, forte jogador a serviço dos Toronto Raptors. Um dos melhores defensores da liga, capaz de competir com jogadores exteriores quanto dos interiores, é uma peça chave na boa temporada dos Raptors.
Os calouros da NBA que ajudam times vencedores
Como Barnes, outros calouros estão impactando muito positivamente o sucesso de times que vão disputar os playoffs da NBA. Bones Hyland tem sido uma revelação para os Denver Nuggets, auxiliando Nikola Jokic com boas anotações desde a posição de armador. E Jonathan Kuminga é uma peça muito utilizada pelos Golden State Warriors, a segunda melhor equipe da NBA.
A capacidade atlética de Kuminga e sua facilidade para conseguir pontos em ataque tornam o calouro a grande aposta de futuro dos Warriors. Outros calouros em times piores (como Franz Wagner nos Orlando Magic e Josh Giddey no Oklahoma City Thunder) apresentam melhores estatísticas, porém enfrentam o peso de integrarem equipes pouco promissoras.
O melhor exemplo disso são os talentosos calouros do Houston Rockets. Jalen Green (um ala-armador explosivo) e Alperen Sengun (o pivô turco com maravilhosa capacidade de passar a bola) acumulam experiência e tempo em quadra no pior time da NBA. Nenhum deles deve vencer o prêmio de melhor calouro da temporada na NBA — uma infeliz realidade para eles, já que um título que muitas vezes adianta o nascimento de um astro na melhor competição de basquete do mundo.