Palmeiras desafia Red Bull Bragantino no interior e quer manter a defesa invicta

Ciro Campos - Estadão Conteúdo

O único time a não ter levado gols neste Campeonato Paulista tentará manter neste domingo o retrospecto diante do clube que mais investiu em contratações para o torneio. Curiosamente, quem está no papel de defesa menos vazada é o Palmeiras e na posição de rico é o Red Bull Bragantino, que receberá o time do técnico Vanderlei Luxemburgo a partir das 16h no estádio Nabi Abi Chedid.

Após anos com a fama de comprador, o Palmeiras só trouxe o primeiro reforço para a temporada na sexta-feira. O lateral-esquerdo uruguaio Matías Viña deixou o Nacional, de Montevidéu, por cerca de R$ 19 milhões. Já o Red Bull Bragantino, impulsionado pelo investimento da empresa de energéticos, trouxe seis jogadores. O mais caro deles foi o atacante Artur, vendido pelo Palmeiras por R$ 25 milhões.

O Palmeiras conseguiu passar os três primeiros jogos do Campeonato Paulista sem ser vazado e com oito gols marcados. A marca defensiva teve como destaques a colocação do volante Felipe Melo como zagueiro e uma participação maior dos jogadores dos outros setores para contribuir na marcação. Se forem considerados os dois jogos da pré-temporada, a equipe levou somente um gol em 2019.

“Ele (Luxemburgo) já tem uma característica de ajustar algumas posições de atletas ao longo da carreira. Por tudo que ele já ganhou e vivenciou, ele entende do que está fazendo”, disse o meia Zé Rafael sobre o treinador. Fora a defesa estável, a equipe conseguiu conquistar neste Paulista duas vitórias por 4 a 0 conseguiu dar ritmo de jogo a alguns reservas como Willian e Gustavo Scarpa.

Após alguns titulares terem recebido descanso na última quarta-feira, contra o Oeste, a tendência é a equipe ter força máxima em Bragança Paulista. Dudu, Felipe Melo e Luiz Adriano foram poupados e devem retornar ao time, já que a agenda não prevê outras partidas no meio de semana e possibilita, assim, mais tempo para a recuperação física dos atletas.

O Red Bull Bragantino ainda não venceu neste Estadual e acumula dois empates e uma derrota em três rodadas. O jogo com o Palmeiras será o primeiro compromisso como mandante do técnico Felipe Conceição, contratado pelo clube no início desta semana para ser o substituto de Antônio Carlos Zago.

O novo treinador do time tem pensado em utilizar Alerrandro, que já entrou em campo contra o Novorizontino no decorrer da partida, como titular. Além dele, existe uma possibilidade de Matheus Jesus aparecer entre os titulares. O ex-volante da Ponte Preta ficou pela primeira vez como opção na quinta-feira e poderá ter uma chance entre os 11.

Caso as mudanças ocorram, Bruno Tubarão deixaria a equipe, assim como o atacante Ytalo. Felipe Conceição quer ganhar mais mobilidade no ataque, sem abrir mão do poder defensivo, já que enfrentará a equipe que mais marcou gols neste início de Paulistão. Artur, que veio do próprio clube da capital paulista, deve seguir vetado com dores no púbis, mas passará ainda por uma nova baterias de exames.

“Espero um grande jogo. Respeitamos a equipe do Palmeiras, mas vamos entrar para ganhar, claro, tomando todos os cuidados necessários. Precisamos de um resultado positivo, principalmente ao lado de nossos torcedores”, afirmou o treinador.