Andraus x Paraná: onde assistir, escalações, treta jurídica e jogo com torcida na Vila

Redação Bem Paraná

Marcão, técnico do Paraná Clube: jogo como visitante, mas com torcida (foto: Robson Mafra)

Após 266 dias, o Paraná clube vai voltar a jogar com torcida na Vila Capanema, em Curitiba. Será neste sábado (6), às 15h30, contra o Andraus, de Campo Largo, pela segunda rodada da primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense. O motivo pelo qual haverá torcida desta vez, contudo, está cheio de peculiaridades.

A partida será transmitida pela TV Paraná Turismo e pelo Youtube da Paraná Turismo.

PUNIÇÃO

Em 26 de fevereiro de 2022, o Paraná Clube perdeu para o União Beltrão por 3 a 1, na Vila Capanema, ainda pela primeira divisão do Eestadual.  O resultado decretou o rebaixamento da equipe de Curitiba. Mesmo antes do apito final, a torcida invadiu o campo e agrediu os jogadores.

Por causa do episódio, o Paraná foi julgado e condenado a cinco jogos com fechados, sem torcida na Vila Capanema. A punição seria cumprida na segunda divisão estadual. Isso já ocorreu no último domingo, quando o time venceu o Toledo (2 a 0), na Vila, sem a presença de torcedores. E vai ocorrer mais quatro vezes na primeira fase, nos duelos contra Grêmio Maringá (20/5), Apucarana (26/5), Araucária (16/6) e Patriotas (25/6).

TORCIDA NA VILA

Desta vez, contudo, o mando de campo é do Andraus. O time de Campo Largo escolheu a Vila Capanema para receber seus jogos mesmo antes da competição começar. O Paraná será visitante em seu próprio estádio. Mas, exatamente por isso, poderá receber torcedores. A maior parte do estádio será destinada pelo próprio Andraus à torcida paranista.

TRETA JURÍDICA

Na quinta-feira (4), contudo, o procurador Pedro Henrique Val Feitosa, do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná, enviou à Federação Paranaense de Futebol (FPF) uma recomendação administrativa sobre uma possível inversão de mando de campo. Segundo ele, o Paraná Clube estaria descumprindo a punição. A tabela havia sido elaborada pela Federação em 28 de fevereiro.

Nesta sexta (5), o Paraná Clube enviou um ofício em resposta. “Vimos, por meio deste, respeitosamente, informar à Federação Paranaense de Futebol, bem como ao Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Paraná que o Paraná Clube está seguindo estritamente as determinações que constam nos Regulamentos expedidos por esta Federação e as determinações definidas por este Tribunal. (…) Frisa-se, o Paraná Clube será o clube visitante, a Federação Paranaense de Futebol permitiu que o Andraus Brasil realizasse a partida no estádio localizado em Curitiba, este outro clube por sua vez sabe de todas as responsabilidades e obrigações que lhe incumbem ao ser mandante do jogo”.

ÚLTIMA VEZ

A última partida do Paraná Clube com torcida na Vila Capanema foi no dia 7 de agosto, quando o time empatou com o Pouso Alegre (MG) em 1 a 1, pelas oitavas de final da Série D. No jogo de volta, o time mineiro venceu por 1 a 0 e eliminou a equipe paranaense.

ESCALAÇÃO DO PARANÁ

O Paraná Clube terá pelo menos uma mudança na escalação. O técnico Marcão não vai contar com o lateral-esquerdo Rafael Furlan (28 anos, ex-Patrocinense e Caxias), lesionado. A vaga deve ficar com Thauã (22 anos, ex-Serra Branca-PB), que já entrou nos minutos finais da última partida. Outra baixa será o ponta Adílio (25 anos, ex-Cruzeiro-AL). Ele entrou no segundo tempo do jogo com o Toledo. Nessa semana, foi liberado para o velório do seu pai, no Rio Grande do Norte, e também não enfrenta o Andraus.

O reforço que o técnico Marcão ganha é o centroavante Lucas Gadelha, de 1,91 m de altura. Ele está recuperado de lesão e deve começar no banco contra o Andraus. Marcão ganha uma opção para alterar o estilo do setor ofensivo, que tem o centroavante Liliu (1,80 m de altura e 33 anos) como titular.

Marcão estreou usando o esquema tático 4-2-3-1, com Anderson Tanque e Romarinho pelos lados do campo e o meia João Gabriel centralizado.

ESCALAÇÃO DO ANDRAUS

O técnico Claudemir Sturion vai repetir no Andraus a escalação usada na primeira rodada, quando o time derrotou o Grêmio Maringá por 2 a 0.

ANDRAUS x PARANÁ

Andraus: Carlão; Willian Carvalho, Alemão, Jorge Fernando e Rubens Carvalho; Roni e Ferreira; Hiago, Gabriel Bonet e Vitor Saci; André. Técnico: Claudemir Sturion
Paraná: Felipe; Luís Roberto, Geovane, Marcão e Thauã; Guilherme Pitbull e Gui Marques; Anderson Tanque, João Gabriel e Romarinho; Liliu. Técnico: Marcão
Árbitro: Lucas Casagrande
Local: Vila Capanema, sábado, às 15h30