allan aal
Técnico Allan Aal nos tempos de Paraná Clube (Foto: Valquir Aureliano/ Arquivo Bem Paraná)

Profissional com passagens marcantes pelo futebol paranaense (tanto como jogador quanto como técnico), em clubes como Coritiba, Londrina, Rio Branco, Foz do Iguaçu, Cacavel CR e, mais recentemente, Paraná Clube (pnde trabalhou como auxiliar técnico em 2019 e como técnico em 2020), Allan Aal está sem clube. Ontem (30 de março) o Náutico, clube para o qual o treinador trabalhava desde o começo do ano, anunciou sua demissão após a primeira partida contra o Sport pela final do Campeonato Pernambucano, em que o Timbu acabou derrotado dentro de casa pelo Leão da Ilha, por 2 a 0.

Em 21 jogos na temporada, o Náutico somou nove vitórias, seis empates e seis derrotas, com um aproveitamento de 52,3% dos pontos disputados. Além de ter alcançado a final do Estadual (a partida de volta, a grande final, será disputada no próximo sábado, dia 6), o clube pernambucano também conseguiu avançar de fase no Grupo B da Copa do Nordeste (enfrenta o Bahia pelas quartas de final da competição, no dia 10 de abril). Segundo a própria diretoria, então, todas as metas estabelecidas pelo clube foram atendidas, mas a mudança estaria “visando o objetivo maior do clube”, que é a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro.

“Comunicamos o desligamento do treinador Alan Aal e de toda a comissão técnica. Entendemos que, apesar de todas as metas atendidas nesse começo de temporada, este é um momento de mudança visando o objetivo maior do clube, que é o acesso à Série B”, disse o presidente do Timbu, Bruno Becker, em pronunciamento à impresa.

Histórico de Allan Aal

Nascido em Paranaguá, no litoral do Paraná, Allan Aal foi um zagueiro revelado pelo Coritiba no final dos anos 1990 e começo dos anos 2000. Atuou por clubes como Botafogo, Londrina, Rio Branco, Daejeon (da Coreia do Sul) e Paok (da Grêcia). Encerrou a carreira como atleta em 2009 e dois anos depois já iniciou a trajetória como técnico, trabalhando no Rio Branco (time profissional) e no Coritiba (técnico sub-20). Em 2020, após uma temporada trabalhando no clube como auxiliar técnico, foi anunciado como novo treinador do Paraná, sucedendo Matheus Costa no comando tricolor.

Após um Campeonato Paranaense (oitavo lugar na primeira fase e eliminado logo nas quartas de final pelo Coritiba) e uma Copa do Brasil (eliminado na segunda fase para o Bahia de Feira de Santana) não mais que razoáveis, conseguiu uma boa arrancada na Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, acabou demitido após uma fase ruim do time, quando a equipe ainda estava em sexto lugar (acabaria o campeonato sendo rebaixada, em 18º). Ao todo, somou 36 jogos, com 12 vitórias, 14 derrotas e dez empates no comando da equipe da Vila Capanema.