Arquivo Bem Paraná/Valquir Aureliano – Breno Lopes em treino do Paraná

O Paraná Clube entra em campo neste sábado (dia 21) às 19 horas, na Vila Capanema, para enfrentar o Ituano, pela 13ª rodada da Série C. O time paranaense precisa vencer para deixar a zona de rebaixamento – é o penúltimo colocado do Grupo B, com 9 pontos. Os dois últimos colocados da cada grupo serão rebaixados à Série D. O Ituano é o quarto colocado, dentro do G4 — os quatro primeiros de cada grupo avançam para a próxima fase.

A partida será transmitida pela DAZN.

VELHOS CONHECIDOS
O Ituano tem velhos conhecidos do futebol paranaense. Um deles é o lateral-esquerdo Breno Lopes, 30 anos, que jogou no Paraná Clube em 2014 e depois defendeu Cruzeiro e Fluminense.

Outro é o meia Lucas Nathan, 22 anos, que teve rápida passagem pelo Coritiba em 2021, após se destacar na Caldense.

O meia Eduardo Ramos, 35 anos, ex-Corinthians e Remo, chegou a ser cogitado como reforço do Paraná Clube no início da Série C, mas acabou acertando com o Ituano.

Para completar, o time paulista conta com o meio-campista Gerson Magrão, 36 anos, ex-Cruzeiro e Feyenoord (Holanda). Ele estreou pelo Ituano na última rodada, no empate em 2 a 2 com o São José-RS.

SEMANA TURBULENTA
Jogadores do Paraná Clube não treinaram na quinta-feira, em protesto contra atrasos salariais. Eles tiveram uma reunião com dirigentes e decidiram entrar em regime de concentração nessa sexta-feira. Os atletas descartaram não entrar em campo neste sábado.

A situação financeira do Paraná Clube é crítica e vive um momento de incerteza. Ainda não há definição sobre a parceria com a FDA Sports. O clube divulgou nota sobre o caso. E o gerente de futebol pediu demissão.

ESCALAÇÃO
O técnico Sílvio Criciúma ganhou um novo problema para escalar a equipe. Dessa vez, não vai contar com o zagueiro Jonathan Costa, que levou o terceiro cartão amarelo na derrota para o Figueirense e agora cumpre suspensão.

O único jogador da posição disponível no elenco é Léo Pettenon, 21 anos, revelado na base, que só tem um jogo como profissional no currículo – atuou nos 33 minutos finais contra o Athletico (0 a 0 na Arena). Outros zagueiros do elenco (Micael, Rômulo e Jeferson) já deixaram o clube. Samuel seria uma outra opção, mas está em recuperação no departamento médico.

Quem volta ao time é o volante Moisés Gaúcho, que cumpriu suspensão na última rodada. Ele pode ser improvisado como zagueiro. Outra opção são os volantes Adriano Júnior e Janderson.

O meia Gabriel Pires não joga mais em 2021, devido a uma lesão muscular, e o Paraná segue sem contratar nenhum jogador para essa posição. Ele é o único que atuava como meia ofensivo centralizado. Sílvio Criciúma vem usando o ponta Sillas improvisado nessa posição.

Para enfrentar o Ituano, a provável escalação é Bruno Grassi; Alex Murici, Moisés Gaúcho (Léo Pettenon), Vinicius Guarapuava e Danilo; Kriguer, Janderson e Sillas; Vinícius Moura, Eberê e Reis.